Buscar

No experimento Perda de Carga Distribuída, é possível analisar e verificar na prática o fenômeno de perda de carga distribuída em tubulações de dif...

No experimento Perda de Carga Distribuída, é possível analisar e verificar na prática o fenômeno de perda de carga distribuída em tubulações de diferentes diâmetros, materiais e em diferentes vazões. Considerando a equação de Bernoulli para escoamentos, analise as sentenças a seguir:
I- Para calcular o fator de atrito (f) em um escoamento laminar (Re < 2300), é necessário conhecer a rugosidade relativa da tubulação.
II- Para uma vazão constante ajustada no rotâmetro da bancada experimental, a velocidade do escoamento será maior no tubo de cobre (diâmetro de 28 mm) e menor no tubo de PVC (diâmetro de 25 mm).
III- Para uma vazão constante ajustada no rotâmetro da bancada experimental, a velocidade do escoamento será maior no tubo de cobre (diâmetro de 28 mm) e menor no tubo de PVC (diâmetro de 32 mm).

A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual pratica mec flu
5 pág.

Mecanica dos Fluidos II UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D - As sentenças I e II estão corretas. Justificativa: I - Para calcular o fator de atrito (f) em um escoamento laminar (Re < 2300), é necessário conhecer a rugosidade relativa da tubulação. Essa sentença está correta, pois o fator de atrito é influenciado pela rugosidade da tubulação, que é um parâmetro importante para o cálculo da perda de carga distribuída. II - Para uma vazão constante ajustada no rotâmetro da bancada experimental, a velocidade do escoamento será maior no tubo de cobre (diâmetro de 28 mm) e menor no tubo de PVC (diâmetro de 25 mm). Essa sentença também está correta, pois a velocidade do escoamento é inversamente proporcional à área da seção transversal da tubulação, ou seja, quanto menor o diâmetro da tubulação, maior será a velocidade do escoamento. III - Para uma vazão constante ajustada no rotâmetro da bancada experimental, a velocidade do escoamento será maior no tubo de cobre (diâmetro de 28 mm) e menor no tubo de PVC (diâmetro de 32 mm). Essa sentença está incorreta, pois a velocidade do escoamento é inversamente proporcional à área da seção transversal da tubulação, ou seja, quanto maior o diâmetro da tubulação, menor será a velocidade do escoamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais