Buscar

Francisco de Assis, policial militar, trafegava diariamente pelo Bairro das Flores e presenciava o caminhão de água da Prefeitura despejar, em notó...

Francisco de Assis, policial militar, trafegava diariamente pelo Bairro das Flores e presenciava o caminhão de água da Prefeitura despejar, em notório excesso, água sobre a grama que ornamentava o canteiro central da Avenida dos Tiribis. Em um dia de fúria, tal agente público resolveu adotar providências contra tanto desperdício de água e, consequentemente, de dinheiro público. Nesse cenário, é possível afirmar que
se Francisco de Assis ajuizasse uma ação popular seria um grande ato de exercício da cidadania, ainda que, no dia do ocorrido, não tivesse feito nada contra o motorista de caminhão da Prefeitura.
a) se Francisco de Assis ajuizasse uma ação popular seria um grande ato de exercício da cidadania, ainda que, no dia do ocorrido, não tivesse feito nada contra o motorista de caminhão da Prefeitura.
b) a melhor ação ética do policial seria prender em flagrante o motorista do caminhão da Prefeitura, por conta do desrespeito com o dinheiro público.
c) Francisco de Assis não poderia agredir fisicamente o motorista de caminhão da Prefeitura, mas poderia insultá-lo psicologicamente até cessar o desperdício de água.
d) por ser policial, Francisco de Assis nada poderia fazer do ponto de vista ético, já que o desperdício de água não é crime.
e) a melhor ação ética do policial seria dar uma lição de moral no motorista do caminhão da Prefeitura.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO4 - Bloco 7 - Ética e Integridade para Concurso Nacional Unificado - 2024
175 pág.

Ética Filosófica e Ética Profissional Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: se Francisco de Assis ajuizasse uma ação popular seria um grande ato de exercício da cidadania, ainda que, no dia do ocorrido, não tivesse feito nada contra o motorista de caminhão da Prefeitura. A ação popular é um instrumento jurídico que permite a qualquer cidadão defender o patrimônio público e a moralidade administrativa, podendo ser utilizada para combater atos que violem o interesse coletivo, como o desperdício de dinheiro público. Mesmo que Francisco de Assis não tenha tomado nenhuma atitude no momento em que presenciou o desperdício de água, ele pode buscar a justiça para que o problema seja resolvido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina