Logo Passei Direto
Buscar

Políticas Públicas

Colégio Objetivo
No que se refere aos modelos que relacionam Estado e sociedade, no campo das políticas públicas, assinale a opção correta:
a) As análises de políticas públicas centradas no Estado consideram todas as atividades do Estado dependentes dos poderes situados no âmbito social.
b) As análises de políticas públicas centradas na sociedade compartilham o pressuposto de que a ação do Estado é sempre a variável dependente, cabendo à sociedade o status de elemento dinâmico na relação Estado-sociedade.
c) As análises de políticas públicas centradas no Estado têm em comum a concepção de que o Estado seria um ente passivo que responde à atividade dinâmica originada da sociedade.
d) As análises de políticas públicas centradas na sociedade consideram que as ações de políticas públicas são dotadas de significativa autonomia frente à sociedade, seus grupos de interesse e classes sociais.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b) As análises de políticas públicas centradas na sociedade compartilham o pressuposto de que a ação do Estado é sempre a variável dependente, cabendo à sociedade o status de elemento dinâmico na relação Estado-sociedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No que se refere à formulação e à implementação de políticas públicas sobre a teoria de redes de políticas públicas, é correto afirmar que:
a) a formulação e implementação de políticas públicas constituem prerrogativas exclusivas do executivo e do legislativo.
b) os atores estatais são, cada vez mais, capazes de garantir, sozinhos, os recursos necessários à formulação e implementação de políticas públicas.
c) a formulação e implementação de políticas públicas não são mais atribuídas somente à ação do Estado, enquanto ator singular e monolítico, mas resultam da interação de muitos atores distintos.
d) os atores públicos são os únicos envolvidos na formulação e implementação de políticas públicas.

Entre as análises de políticas públicas centradas na sociedade, a concepção pluralista sustenta que:
a) as sociedades se organizam em classes sociais, que são os principais atores no processo de tomada de decisão pública.
b) o Estado constitui um instrumento a serviço dos interesses de classe da burguesia.
c) as sociedades são compostas por diversos centros de poder, nenhum deles totalmente soberano na tomada de decisão pública.
d) as decisões de políticas públicas são puramente técnicas, inexistindo conflito de interesses.

“Trata-se da articulação entre as políticas públicas por meio do desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à proteção social, inclusão e enfrentamento das expressões da questão social. Supõe a implementação de ações integradas que visam à superação da fragmentação da atenção às necessidades sociais da população. Para tanto, envolve a articulação de diferentes setores sociais em torno de objetivos comuns, e deve ser o princípio norteador da construção das redes municipais”.

O Ciclo de Políticas Públicas é utilizado como recurso de análise, pois divide o processo de elaboração de uma política pública em fases, permitindo, assim, que sejam observadas separadas ou em conjunto. As fases serão consideradas aqui conforme a figura a seguir:
( ) Entre os atores que mais se preocupam com a etapa de identificação do problema, estão ONGs, partidos e agentes políticos.
( ) A etapa de formulação de alternativas busca apresentar soluções para o problema público identificado.
( ) O monitoramento da política pública só pode ser utilizado na etapa de formulação de políticas públicas.
( ) A avaliação feita antes da implementação da política é chamada ex ante e a avaliação realizada após a implementação da política é chamada pos itinere.
a) F – V – F – V.
b) F – F – V – F.
c) V – F – V – F.
d) V – V – F – F.
e) V – V – F – V.

A literatura aponta as principais etapas ou fases para o processo de formulação de políticas públicas. Assinale a opção que descreve como ficou conhecida essa dinâmica.

a) Ciclo de políticas públicas.
b) Manual de políticas públicas.
c) Problema público.
d) Diagnóstico situacional.
e) Decisão política.

A formulação e o desenvolvimento de políticas públicas seguem etapas sequenciais no chamado ciclo de políticas públicas. Nesse ciclo, uma tarefa típica da etapa de construção de agendas consiste em

a) organizar as demandas sociais.
b) realizar estudo técnico de soluções para um problema público.
c) construir alianças políticas.
d) julgar os efeitos previstos para uma política pública.
e) designar atores responsáveis pela execução de tarefas intermediárias para a implementação de um programa público.

Escolas públicas de São Paulo usam teorias de Nobel para reduzir evasão. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as fases da política pública mencionadas no texto.

a) Trata-se da fase de formulação a partir de uma teoria reconhecida com o Prêmio Nobel, a qual foi implementada com os lembretes de SMS, avaliada e monitorada em relação aos custos, redução dos índices de reprovação e aumento das notas.
b) Apresentaram-se três fases da política pública: a formação da agenda a partir do experimento nudge; a implementação com os lembretes de SMS e, finalmente, a mensuração sobre os impactos dessa política pública.
c) O texto ilustrou três fases da política pública: a agenda, quando a Secretaria de Educação de São Paulo escolheu o

Considere as seguintes fases do ciclo de políticas públicas:
I. Agenda.
II. Formulação.
III. Implementação.
IV. Avaliação.
Considere também as seguintes descrições, que são descrições de cada uma dessas fases:
A. Definem-se os objetivos das políticas públicas, as ações que serão desenvolvidas e suas metas avaliando alternativas de forma objetiva e levando-se em conta questões como viabilidade financeira, legal e política.
B. Elementos como burocracia, disputa por poder, contexto social, econômico e tecnológico, recursos políticos e econômicos, capacidade do setor responsável pela execução e o apoio político podem afetar esta fase.
C. Decorre da impossibilidade de atender a todos os problemas da sociedade, mesmo considerando o ordenamento constitucional, pois os recursos necessários para as ações são insuficientes frente a todas as demandas.
D. A coleta de dados permite a análise da efetividade e da sustentabilidade das ações desenvolvidas, possibilitando correção, prevenção de erros e criação de novas informações para futuras políticas públicas.
Relacionando, de forma coerente e correta, as fases com suas respectivas descrições, temos:
a) I-A, II-C, III-D e IV-B.
b) I-C, II-A, III-D e IV-B.
c) I-C, II-A, III-B e IV-D.
d) I-D, II-A, III-B e IV-C.
e) I-C, II-B, III-A e IV-D.

Considere as afirmativas a respeito dos modelos de tomada de decisão.
I. Enxerga o processo de tomada de decisão como algo dúbio, imprevisível, e que em nada se relaciona com a busca de meios para alcançar fins, ou, em suma, existem “vários problemas e poucas soluções”.
II. Preconiza que o tomador de decisão deve possuir o conhecimento mais completo e preciso possível das consequências de cada escolha para maximizar o resultado.
III. Visualiza o processo decisório com limitações e fragmentações sugerindo que a decisão seja tomada sem especificação prévia de objetivos, dando maior foco à discussão de ações concretas e aos fins desejados.
IV. A escolha de uma ação se relaciona com o grau de aceitação que ela suscita e não com sua contribuição à satisfação de objetivos prévios, isto é, as decisões dos governos são, no fundo, apenas incrementais.

Mais conteúdos dessa disciplina