Logo Passei Direto
Buscar
Analise o texto a seguir: "Chama a atenção que o MEC tenha optado pelo IDEB como referência de qualidade. Por que não construímos uma mediação baseada no custo aluno/qualidade, na qual se levaria em conta uma série de variáveis que são necessárias ao funcionamento adequado de uma escola de qualidade? Por que não definimos o que entendemos por uma escola que tenha condições de ensinar e não criamos um indicador mais amplo e sensível às desigualdades sociais?" (FREITAS, 2007. p. 981). Isso significa que:

a. O IDEB não é um parâmetro para o investimento em escolas e sistemas públicos de educação.
b. O IDEB foi criado com o objetivo de detectar escolas cujos alunos apresentem baixa performance, mas não propõe indicadores que diminuam as desigualdades sociais.
c. O IDEB mostra que houve um grande avanço na qualidade do ensino na escola pública.
d. O IDEB foi criado para definir a qualidade de uma escola mais sensível às desigualdades sociais.
e. O IDEB pode ser criticado por ser um parâmetro que tem como objetivo avaliar a função social da escola.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas com base no texto apresentado. O autor critica a escolha do IDEB como referência de qualidade, sugerindo que ele não leva em conta variáveis importantes para a avaliação da qualidade das escolas, especialmente em relação às desigualdades sociais. a) O IDEB não é um parâmetro para o investimento em escolas e sistemas públicos de educação. - Essa afirmação não é exatamente o foco do texto, que critica mais a adequação do IDEB como indicador. b) O IDEB foi criado com o objetivo de detectar escolas cujos alunos apresentem baixa performance, mas não propõe indicadores que diminuam as desigualdades sociais. - Essa alternativa reflete a crítica do texto, que menciona a falta de um indicador mais amplo e sensível às desigualdades. c) O IDEB mostra que houve um grande avanço na qualidade do ensino na escola pública. - Essa afirmação não é sustentada pelo texto, que critica o uso do IDEB. d) O IDEB foi criado para definir a qualidade de uma escola mais sensível às desigualdades sociais. - Essa afirmação é contraditória ao que o texto argumenta, já que o autor sugere que o IDEB não é sensível a essas desigualdades. e) O IDEB pode ser criticado por ser um parâmetro que tem como objetivo avaliar a função social da escola. - Embora essa afirmação possa ser verdadeira, o texto não aborda diretamente essa crítica. A alternativa que melhor reflete a crítica apresentada no texto é: b) O IDEB foi criado com o objetivo de detectar escolas cujos alunos apresentem baixa performance, mas não propõe indicadores que diminuam as desigualdades sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "e". O texto faz uma crítica ao IDEB por ser um parâmetro que avalia a função social da escola, mas que pode ser criticado por não levar em conta uma série de variáveis que são necessárias ao funcionamento adequado de uma escola de qualidade e por não ser um indicador mais amplo e sensível às desigualdades sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Jussara Hoffman, a avaliação, na perspectiva de construção do conhecimento, parte de duas premissas básicas: confiança na possibilidade dos alunos construírem suas verdades e valorização de suas manifestações e interesses. Exige do educador uma concepção de crianças, jovens e adultos como sujeitos de desenvolvimento inseridos no contexto de sua realidade social e política. Portanto, avaliar é oferecer oportunidades de ação/reflexão, num acompanhamento permanente do professor, que incitará o aluno a novas questões a partir de respostas formuladas – não num momento em que o termo conceito, na escola, assume o significado de medida”, quer dizer que, por influência do escolanovismo, os conceitos passam a fazer parte dos regimentos escolares, intencionando duas mudanças principais: a primeira, minimizar o privilégio a escores finais do aluno obtidos em provas periódicas (produto final) valorizando, assim, o seu processo de aprendizagem; e a segunda, analisar, ao lado dos aspectos cognitivos, os aspectos afetivos e psicomotores, que antes eram:

a) totalmente desconsiderados.
b) valorizados como compreensão do ser na sua totalidade afetiva e motora.
c) desvalorizados em relação aos conteúdos aprendidos.
d) considerados sem significado para a avaliação.
e) exclusivamente privilegiados.

Em relação ao SAEB, está correta a alternativa:

a. Trata-se de uma avaliação amostral, ou seja, apenas parte dos alunos brasileiros das séries avaliadas participa da prova, e tem como objetivo acompanhar as redes de ensino para traçar o desempenho e reorientar políticas públicas.
b. Trata-se de uma avaliação universal, na qual participam todos os alunos das séries avaliadas, permitindo também avaliar a escola e os professores.
c. Trata-se de uma avaliação voluntária e aberta a todos os gestores das redes públicas, estaduais e municipais, sendo conduzidas pelos conselhos municipais.

O fracasso da maioria das crianças brasileiras em exames como o SAEB e a Prova Brasil tem suscitados muitos debates sobre os fatores causadores do insucesso em relação à leitura. Assinale a alternativa correta em relação aos principais fatores apresentados: I- Todos os alunos chegam à quarta série dominando o sistema de escrita alfabética. II- Os alunos, em sua maioria, chegam ao final da segunda série com uma hipótese de escrita alfabética, mas nas séries seguintes NÃO conseguem avançar em relação à compreensão de textos. III - Os professores gastam muito tempo ensinando conteúdos que não desenvolvem as habilidades envolvidas na compreensão de textos.
Apenas II e III.
a. Apenas a I.
b. Apenas a II.
c. Apenas a III.
d. Apenas II e III.
e. Todas as afirmacoes.

Mais conteúdos dessa disciplina