Buscar

Assinale a alternativa correta: I- No século XIX, o advento de uma ciência positivista, produz um novo olhar sobre a loucura. Com Pinel, o louco é ...

Assinale a alternativa correta:
I- No século XIX, o advento de uma ciência positivista, produz um novo olhar sobre a loucura. Com Pinel, o louco é libertado de suas correntes e submetido a tratamentos morais que têm como intuito demover o louco do estado de desrazão.
II- A psicanálise nasce na contramão do discurso psiquiátrico da época. Parte da premissa que a fala é um dos elementos constitutivos fundamentais do sujeito e revela a interioridade, a subjetividade. Nesse sentido, o discurso freudiano resgata a verdade da loucura através do poder da linguagem, e cria dispositivos analíticos de convite constante à fala.
III- Podemos afirmar hoje que o conceito de loucura mostra-se correlacionado com as contextualizações históricas e culturais da humanidade.
IV- Eugen Bleuler (1857-1939), contemporâneo de Freud (1856-1939), não renunciou à etiologia orgânica e hereditária de loucura, apontou para a importância de uma clínica baseada na escuta do paciente.
V- A psiquiatria organicista, considera os sintomas daquele que adoeceu mentalmente, tanto expressões de conflitos inconscientes como indícios de processos mórbidos de etiologia orgânica e hereditária.
A) As afirmacoes I, II e V são verdadeiras.
B) As afirmações I, III, IV e V são verdadeiras.
C) As afirmações II, III e V são verdadeiras.
D) As afirmações I, II, III e IV são verdadeiras.
E) Apenas a afirmação I é verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

MÓDULO 1 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO DA DOENÇA MENTAL - RESPOSTAS
16 pág.

Psicopatologia Geral Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Apenas a afirmação I é verdadeira. Explicação: - A afirmação I é verdadeira, pois Philippe Pinel foi um dos precursores da reforma psiquiátrica, que propunha a humanização do tratamento dos doentes mentais, retirando-os das correntes e submetendo-os a tratamentos morais. - A afirmação II é falsa, pois a psicanálise não nasceu no século XIX, mas sim no início do século XX, e não tinha como objetivo resgatar a verdade da loucura, mas sim compreender o funcionamento do psiquismo humano. - A afirmação III é parcialmente verdadeira, pois de fato o conceito de loucura é influenciado pelas contextualizações históricas e culturais, mas não podemos afirmar que ele se mostra "correlacionado", pois isso sugere uma relação de causalidade direta. - A afirmação IV é falsa, pois Eugen Bleuler foi um dos precursores da psiquiatria fenomenológica, que propunha uma abordagem mais humanizada e subjetiva do paciente, e não defendia uma clínica baseada na escuta do paciente. - A afirmação V é falsa, pois a psiquiatria organicista se baseia na ideia de que os transtornos mentais têm uma causa biológica, e não considera os conflitos inconscientes como expressões da doença.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais