Logo Passei Direto
Buscar
O Relatório Cadbury, divulgado na Inglaterra em 1992, constitui-se em um código pioneiro de boas práticas de Governança Corporativa. Sobre o Relatório Cadbury, é incorreto afirmar que:

a. Em dezembro de 1992, foi editado o Relatório Cadbury (Report of the Committee on the Financial Aspects of Corporate Governance – Cadbury Report) propondo a adoção de práticas de Governança Corporativa que influenciaram a alta gestão das corporações no Reino Unido.
b. O comitê adotou o nome de Comitê Cadbury tendo como base os dois princípios da boa governança, que foram a transparência e a prestação de contas.
c. O processo de valorização da Governança Corporativa, desencadeado pelo Relatório Cadbury, fez com que surgissem códigos de boas práticas de governança somente no Reino Unido.
d. O Relatório de Cadbury enfatiza os aspectos financeiros e os papéis dos acionistas, dos conselhos, dos auditores e dos executivos.
User badge image
AdmComigo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa c é incorreta. O processo de valorização da Governança Corporativa, desencadeado pelo Relatório Cadbury, não fez com que surgissem códigos de boas práticas de governança somente no Reino Unido. O relatório influenciou a adoção de práticas de governança corporativa em todo o mundo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Diretoria Executiva é responsável, ainda, pelo alinhamento da gestão às crenças fundamentais da corporação. Sobre a Diretoria Executiva, é correto afirmar que, exceto:
Os gestores envolvidos com a corporação devem, ainda, contribuir para o desenvolvimento de novos projetos de alto impacto.
A separação das responsabilidades do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de relações sinérgicas entre ambos são fatores essenciais de uma boa governança.
Busca uma permanente interação com o Conselho de Administração.
A Diretoria Executiva não é responsável por formular a estratégia das corporações.
a. Os gestores envolvidos com a corporação devem, ainda, contribuir para o desenvolvimento de novos projetos de alto impacto.
b. A separação das responsabilidades do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de relações sinérgicas entre ambos são fatores essenciais de uma boa governança.
c. Busca uma permanente interação com o Conselho de Administração.
d. A Diretoria Executiva não é responsável por formular a estratégia das corporações.

Um dos objetivos da Governança Corporativa é tratar das relações que envolvem o mundo corporativo, a sociedade e entre as empresas de um mesmo ramo de negócio. Assim, é correto afirmar que:
Stockholders ou Shareholders são constituídos por sócios e acionistas, majoritários e minoritários, que são detentores dos direitos sobre os lucros da corporação.
Stockholders ou Shareholders são formados por sócios e acionistas, majoritários e minoritários, que não são detentores dos direitos sobre os lucros do empreendimento.
A visão dos stockholders ou shareholders defende que os gestores não possuem a responsabilidade de aprimorar o retorno dos acionistas ou cotistas da empresa.
Os gestores não possuem a atribuição ética de respeitar os direitos de todos os agentes que possam a vir ser afetados pela empresa.
a. Stockholders ou Shareholders são constituídos por sócios e acionistas, majoritários e minoritários, que são detentores dos direitos sobre os lucros da corporação.
b. Stockholders ou Shareholders são formados por sócios e acionistas, majoritários e minoritários, que não são detentores dos direitos sobre os lucros do empreendimento.
c. A visão dos stockholders ou shareholders defende que os gestores não possuem a responsabilidade de aprimorar o retorno dos acionistas ou cotistas da empresa.
d. Os gestores não possuem a atribuição ética de respeitar os direitos de todos os agentes que possam a vir ser afetados pela empresa.

Existem inúmeros conceitos relacionados à definição de empresa familiar fundamentados em diversos fatores. Sobre o conceito familiar, é incorreto o que se afirma em:
São dois os pilares principais nos quais são fundamentadas as diferentes definições de empresas familiares, que são: a propriedade e a forma como se dá a relação entre a família e a empresa.
Uma empresa familiar distingue-se das demais empresas, não por apresentar diferenças em suas estruturas organizacionais, mas por apresentar três diferentes dimensões: a empresa, a família e a propriedade.
Pode-se considerar uma empresa familiar quando existe uma transferência de controle e gestão para a próxima geração.
A definição de empresas familiares fundamenta-se em apenas um pilar: propriedade.
a. São dois os pilares principais nos quais são fundamentadas as diferentes definições de empresas familiares, que são: a propriedade e a forma como se dá a relação entre a família e a empresa.
b. Uma empresa familiar distingue-se das demais empresas, não por apresentar diferenças em suas estruturas organizacionais, mas por apresentar três diferentes dimensões: a empresa, a família e a propriedade.
c. Pode-se considerar uma empresa familiar quando existe uma transferência de controle e gestão para a próxima geração.
d. A definição de empresas familiares fundamenta-se em apenas um pilar: propriedade.

Para alcançar um maior alinhamento nas relações de agência, algumas iniciativas são necessárias. Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.
Os acionistas (principais) devem ter acesso a informações completas sobre as ações empreendidas pelos gestores e seus resultados.
Os gestores devem trabalhar com informações ocultas ou ausência de assimetria informacional.
Os gestores não devem trabalhar com informações ocultas ou ausência de assimetria informacional.
a. Somente I e III são corretas.
b. Somente III está correta.
c. Somente II está correta.
d. Somente I e II estão corretas.

A sustentabilidade dos negócios das corporações ou perenidade é resultado das boas práticas de Governança Corporativa. Dessa forma, a responsabilidade social corporativa está intimamente relacionada à sustentabilidade das corporações. Assim, é correto afirmar que:
I. Um dos resultados alcançados pela Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é a permanência saudável ou sustentatibilidade das corporações nas cadeias de negócio.
II. Boas práticas de governança contribuem de forma significativa para se definir estratégias competitivas para os negócios; exercer uma gestão eficaz de riscos empresariais; e para se criar valores para os shareholders na conciliação dos seus interesses com os de outros stakeholders.
III. A responsabilidade social corporativa está enraizada em decisões de negócios pautada em valores éticos.
a. Somente I está correta.
b. Somente I e II estão corretas.
c. Somente II está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.

Em relação aos atores e órgãos da Governança Corporativa, pode-se afirmar que:
I. A Assembleia Geral, como órgão soberano da sociedade, é responsável pelas deliberações de alto impacto nos destinos da companhia.
II. O poder exercido nas companhias emana da Diretoria Executiva.
III. O Conselho de Administração e, extensivamente, os seus comitês e a Auditoria Independente atuarão como órgãos guardiões dos interesses dos proprietários.
IV. A Diretoria Executiva é quem exerce a gestão das áreas funcionais e de negócios da companhia.
a. Somente I e IV estão corretas.
b. I, III e IV estão corretas
c. Somente II está correta.
d. Somente I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina