Buscar

Na forma de um passo-a-passo, esta atividade deve ser feita da seguinte forma: a) Baixe e instale o SalsaJ e também baixe o arquivo .zip com as ima...

Na forma de um passo-a-passo, esta atividade deve ser feita da seguinte forma:
a) Baixe e instale o SalsaJ e também baixe o arquivo .zip com as imagens.

Para realização da atividade foi instalado o programa SalsaJ e utilizada um total de 20 imagens disponibilizadas pelo professor em arquivo .zip.

b) Abra uma imagem .fits no SalsaJ. Anote a data correspondente à observação numa tabela, primeira coluna.
Todas as datas e horas foram anotadas e correspondem a tabela que pode ser visualizada no item abaixo.

c) Nas outras colunas da tabela, informe o valor do fluxo medido para as 4 estrelas (3 refs e a variável) usando a ferramenta photometry do salsaJ.

Na tabela acima se pode observar o fluxo medido, utilizando o programa SalsaJ, para cada estrela de referência e para a estrela variável do tipo Cefeída. A estrela 43521 foi denominada de Estrela 1, a estrela 43541 foi denominada de Estrela 2, a estrela 43520 foi denominada de Estrela 3 e a estrela variável foi denominada de Cefeída 43522. Embaixo da tabela podemos ver os valores de magnitudes referentes às estrelas 1, 2 e 3.

d) Converta a medida de fluxo em magnitude, usando para tanto a informação das estrelas de referência.

Para a conversão dos valores de fluxo em magnitude, foi utilizada a seguinte relação entre fluxo e magnitude: m1 – m2 = -2,5 log10 (f1/f2).

A imagem acima mostra os cálculos realizados para a conversão do fluxo em magnitude, tendo a estrela 1 como referência.

A imagem acima mostra os cálculos realizados para a conversão do fluxo em magnitude, tendo a estrela 2 como referência.

A imagem acima mostra os cálculos realizados para a conversão do fluxo em magnitude, tendo a estrela 3 como referência.

Todos os valores obtidos durante as conversões nas imagens acima, podem ser melhores visualizados na tabela abaixo. Nesta tabela as datas dos arquivos referente as 20 imagens foram convertidas para a quantidade de dias que se passaram tendo a imagem 1 como dia 1.

Pode-se observar nas colunas 2, 3 e 4 as magnitudes da Cefeída tendo como referência as estrelas 1, 2 e 3, respectivamente, e a quinta coluna mostra a média de magnitude entre esses valores.

e) Transforme a tabela em um gráfico, exibindo magnitude X tempo, tanto para a estrela variável quanto para as outras estrelas de referência do campo.

O gráfico acima se refere à curva de luz (relação entre magnitude x tempo) encontrada para a estrela variável do tipo Cefeída. Como o fluxo dessa estrela é muito variável, sua magnitude aparente também é variável e o gráfico se comporta dessa maneira. Foi utilizado no gráfico o valor da média entre as magnitudes encontradas tendo como referências as estrelas 1, 2 e 3.

O gráfico acima se refere à relação entre magnitude x tempo para a Estrela 1 (43521), como a variação de fluxo para essa estrela é extremamente pequena, podemos considerar a magnitude como um valor constante.

O gráfico acima se refere à relação entre magnitude x tempo para a Estrela 2 (43541), como a variação de fluxo para essa estrela é extremamente pequena, podemos considerar a magnitude como um valor constante.

O gráfico acima se refere à relação entre magnitude x tempo para a Estrela 3 (43520), como a variação de fluxo para essa estrela é extremamente pequena, podemos considerar a magnitude como um valor constante.

f) Será que existe outra estrela variável no campo?

Pode ser que haja estrelas variáveis de outros tipos neste campo, porém não há outra estrela variável do tipo Cefeída, visto que essas estrelas variam sua luminosidade em um período de tempo determinado, e como observamos nos gráficos de magnitude X tempo, nenhuma das estrelas de referência variam, de forma significativa, suas luminosidades.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 2 - Astronomia
7 pág.

Astronomia Universidade de BrasíliaUniversidade de Brasília

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Passo-a-passo para a atividade: a) Baixe e instale o SalsaJ e também baixe o arquivo .zip com as imagens. b) Abra uma imagem .fits no SalsaJ. Anote a data correspondente à observação numa tabela, primeira coluna. c) Nas outras colunas da tabela, informe o valor do fluxo medido para as 4 estrelas (3 refs e a variável) usando a ferramenta photometry do salsaJ. d) Converta a medida de fluxo em magnitude, usando para tanto a informação das estrelas de referência. e) Transforme a tabela em um gráfico, exibindo magnitude X tempo, tanto para a estrela variável quanto para as outras estrelas de referência do campo. f) Verifique se existe outra estrela variável no campo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando