Buscar

Muitos autores reconhecem que vários Princípios Orçamentários Tradicionais estão acolhidos na ordem jurídica brasileira. No que se refere aos princ...

Muitos autores reconhecem que vários Princípios Orçamentários Tradicionais estão acolhidos na ordem jurídica brasileira. No que se refere aos princípios orçamentários clássicos, correlacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
Todas as receitas e todas as despesas devem constar da lei orçamentária, não podendo haver omissão.
Esse princípio diz respeito à garantia da transparência e pleno acesso a qualquer interessado às informações necessárias ao exercício da fiscalização sobre a utilização dos recursos arrecadados dos contribuintes.
De acordo com esse princípio, o orçamento não poderá conter matéria estranha à fixação das despesas e à previsão das receitas. A CF/1988 estabelece como exceções: autorização para abertura de créditos e para a contratação de operações de crédito.
Esse princípio prega que todas as receitas e despesas devem constar no orçamento com somente seus totais, sendo vedadas quaisquer deduções.
Os dados apresentados devem ser homogêneos nos exercícios, no que se refere à classificação e demais aspectos envolvidos na metodologia de elaboração do orçamento, permitindo comparações ao longo do tempo.
Os valores autorizados para a realização das despesas deverão ser compatíveis com os valores previstos para a arrecadação das receitas no exercício.
Esse princípio diz que nenhuma parcela da receita poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos ou determinados gastos.

Princípio da Universalidade
Princípio da Publicidade
Princípio da Exclusividade
Princípio do Orçamento-Bruto
Princípio da Uniformidade
Princípio do Equilíbrio
Princípio da Não-Afetação das receitas

Essa pergunta também está no material:

Lista questão Orçamento Público conceitos e fundamentos
17 pág.

Orçamento Público AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Aqui está a correlação entre os princípios orçamentários clássicos e suas respectivas descrições: - Todas as receitas e todas as despesas devem constar da lei orçamentária, não podendo haver omissão. - Princípio da Universalidade - Esse princípio diz respeito à garantia da transparência e pleno acesso a qualquer interessado às informações necessárias ao exercício da fiscalização sobre a utilização dos recursos arrecadados dos contribuintes. - Princípio da Publicidade - De acordo com esse princípio, o orçamento não poderá conter matéria estranha à fixação das despesas e à previsão das receitas. A CF/1988 estabelece como exceções: autorização para abertura de créditos e para a contratação de operações de crédito. - Princípio da Exclusividade - Esse princípio prega que todas as receitas e despesas devem constar no orçamento com somente seus totais, sendo vedadas quaisquer deduções. - Princípio do Orçamento-Bruto - Os dados apresentados devem ser homogêneos nos exercícios, no que se refere à classificação e demais aspectos envolvidos na metodologia de elaboração do orçamento, permitindo comparações ao longo do tempo. - Princípio da Uniformidade - Os valores autorizados para a realização das despesas deverão ser compatíveis com os valores previstos para a arrecadação das receitas no exercício. - Princípio do Equilíbrio - Esse princípio diz que nenhuma parcela da receita poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos ou determinados gastos. - Princípio da Não-Afetação das receitas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais