Buscar

As barreiras tarifárias são medidas protecionistas instituídas pelos governos dos países para proteger a produção nacional e permitir que ela conco...

As barreiras tarifárias são medidas protecionistas instituídas pelos governos dos países para proteger a produção nacional e permitir que ela concorra com os produtos estrangeiros. Fundamentalmente, isso ocorre por meio de taxação de produtos importados, que impacta no preço final dessas mercadorias, o que diminui o interesse do consumidor por elas, levando a população a buscar materiais similares mais baratos, produzidos no próprio país. Pode-se também criar tarifas aduaneiras, que vão ser cobradas no acesso do produto ao país destino. A respeito das tarifas aduaneiras, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As tarifas de importação são comumente alvo de discussões entre países e blocos comerciais que objetivam a retirada ou a redução desses tributos para fortalecer a troca comercial entre as nações.
PORQUE
II- Em períodos de crise econômica, os Estados aumentam o protecionismo, o que dificulta o acesso de mercadorias estrangeiras aos países.
Assinale a alternativa CORRETA:

A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Comércio exterior
7 pág.

Comércio Exterior Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A asserção I é verdadeira, pois a retirada ou redução das tarifas de importação é um objetivo comum em acordos comerciais entre países e blocos econômicos. A asserção II também é verdadeira, pois em períodos de crise econômica, os governos tendem a aumentar o protecionismo para proteger a produção nacional e evitar a concorrência estrangeira. Além disso, a dificuldade de acesso de mercadorias estrangeiras aos países pode ser uma das medidas adotadas para equilibrar a balança comercial e proteger a economia nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais