Buscar

Considerando o conteúdo do pronunciamento CPC-06 – Operações de Arrendamento Mercantil, emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, são INCOR...

Considerando o conteúdo do pronunciamento CPC-06 – Operações de Arrendamento Mercantil, emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, são INCORRETAS apenas as afirmacoes apresentadas em:
I. O contrato de arrendamento mercantil estabelecer a transferência da propriedade do ativo para o arrendatário ao final do contrato representa uma característica de arrendamento mercantil operacional, ou seja, relacionado estritamente à operação da entidade arrendatária.
II. A classificação contábil de um arrendamento mercantil, quanto a financeiro ou operacional, deve levar em consideração estritamente a forma apresentada no contrato firmado entre o arrendante e o arrendatário.
III. Em operações de arrendamento mercantil em que o bem arrendado é registrado no ativo da arrendatária, o passivo gerado deve ser contabilizado como redutor deste ativo, sendo, desta forma, apresentado o ativo pelo seu valor líquido.
IV. Ativos decorrentes de operações de arrendamento mercantil financeiro estão sujeitos a depreciação, cujo cálculo levará em consideração, em qualquer situação, tão somente a vida útil e valor residual estimados do referido ativo.
V. Ativos decorrentes de operações de arrendamento mercantil operacional, além da despesa com depreciação, ensejam o cálculo e contabilização da despesa financeira gerada.
A) I, II e III.
B) I, II, III e IV.
C) I, II, III, IV e V.
D) I, IV e V.

Essa pergunta também está no material:

prova_analista_contabil_cemigtelecom
19 pág.

Contabilidade / Ciências Contábeis Centro Universitário CariocaCentro Universitário Carioca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o conteúdo do pronunciamento CPC-06 – Operações de Arrendamento Mercantil, emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a alternativa correta é a letra D) I, IV e V. As afirmativas II e III estão incorretas. A classificação contábil de um arrendamento mercantil, quanto a financeiro ou operacional, deve levar em consideração a substância econômica da transação, e não apenas a forma apresentada no contrato firmado entre o arrendante e o arrendatário. Em operações de arrendamento mercantil em que o bem arrendado é registrado no ativo da arrendatária, o passivo gerado deve ser contabilizado como uma obrigação financeira, e não como redutor deste ativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais