Buscar

Considere os seguintes trechos do texto: Constant é um dos estudantes aprovados pelo vestibular indígena da universidade, que, em 2004, foi uma das...

Considere os seguintes trechos do texto: Constant é um dos estudantes aprovados pelo vestibular indígena da universidade, que, em 2004, foi uma das primeiras... a Unicamp propôs implementar um processo seletivo do mesmo tipo, proposta que deverá ser votada ainda este ano. Assinale a alternativa que substitui, correta e respectivamente, os termos destacados nos trechos.
O pronome relativo “que” inicia a oração subordinada adjetiva explicativa “que, em 2004, foi uma das primeiras” e tal pronome ocupa a função de sujeito.
Como sabemos que o sujeito não pode ser preposicionado, eliminamos as alternativas (B) e (E).
Como sabemos que o pronome relativo “onde” só pode ocupar a função de adjunto adverbial de lugar, e não de sujeito, eliminamos as alternativas (C) e (D), restando a (A) como a correta.
Note que a segunda ocorrência de “que” inicia a oração subordinada adjetiva restritiva “que deverá ser votada ainda este ano” e tal pronome também ocupa a função de sujeito. Assim, pode ser substituído por “a qual”.
a) universidade, a qual, em 2004 / proposta a qual deverá
b) universidade, na qual, em 2004 / proposta da qual deverá
c) universidade, onde, em 2004 / proposta cuja deverá
d) universidade, onde, em 2004 / proposta onde deverá
e) universidade, da qual, em 2004 / proposta a qual deverá

Essa pergunta também está no material:

curso-55255-aula-00-5bf8-completo
57 pág.

Português Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "universidade, a qual, em 2004 / proposta a qual deverá".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais