Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos apresentados no livro-base Teoria e Crítica Literária, assinale a alternativa que apresenta corretamente os dois aspectos associados às funções da literatura para Umberto Eco:

a) Social e individual.
b) Coletivo e individual.
c) Coletivo e impessoal.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta sobre os aspectos associados às funções da literatura segundo Umberto Eco, é importante considerar como ele aborda a literatura em suas obras. Eco discute a literatura tanto em termos de seu impacto social quanto em sua capacidade de tocar o indivíduo. Analisando as alternativas: a) Social e individual - Esta opção sugere que a literatura tem um papel tanto na sociedade quanto na experiência pessoal do leitor, o que está alinhado com a visão de Eco. b) Coletivo e individual - Embora "coletivo" e "social" possam ser considerados sinônimos em alguns contextos, a palavra "coletivo" pode não capturar totalmente a ideia de interação social que Eco discute. c) Coletivo e impessoal - Esta opção parece menos adequada, pois a literatura, segundo Eco, tem um aspecto pessoal e subjetivo que não se encaixa na ideia de "impessoal". Dessa forma, a alternativa que melhor representa os dois aspectos associados às funções da literatura para Umberto Eco é: a) Social e individual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a passagem acima e com os conteúdos apresentados no livro-base Teoria e Crítica Literária, a alternativa correta que apresenta os dois aspectos associados às funções da literatura para Umberto Eco é a letra b) Coletivo e individual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 2/10 - Teoria e Crítica Literária
Atente ao seguinte fragmento de texto:
“A herança positivista do formalismo russo se faz sentir na proposição científica que sustenta a abordagem do texto como objeto concreto de verificação e análise.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Silvana Teoria e Crítica Literária. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 50.
Considerando os conteúdos apresentados no livro-base Teoria e Crítica Literária, em uma perspectiva histórica, podemos analisar o formalismo russo em duas fases distintas. Quais são elas? Assinale a alternativa correta:

Ao eclodir a Revolução Russa, os formalistas tiveram que se retirar do país e, com isso, seus estudos passaram a ser conhecidos em outros países; num segundo momento, com a ascensão de Stalin ao poder, os formalistas retornaram à Rússia para contribuir com a propaganda do governo soviético.
Em um primeiro momento, durante o período da Revolução Russa, os formalistas desconsideraram toda a forma de influência política e científica em seus estudos literários; já na segunda fase, com Stalin no poder, os formalistas foram obrigados a aceitar uma orientação de cunho mais científico na crítica literária.
A primeira fase, concomitante à Revolução Russa, o formalismo estava em consonância com as mudanças no país e com a interpretação científica da realidade; a segunda fase, com a ascensão de Stalin, houve uma polarização entre uma abordagem mais sociológica e as premissas da abordagem mais científica.
A primeira fase do formalismo russo ocorreu num período pré-revolucionário quando havia maior liberdade de expressão dentro da Rússia; já na segunda fase, com tomada de poder por Stalin, os formalistas tiveram que deixar o país e, dessa forma, seus estudos foram divulgados em outros países.

De acordo com a passagem acima e com os conteúdos apresentados no livro-base Teoria e Crítica Literária, assinale a alternativa que apresenta a noção correspondente ao conceito de imitação da realidade criada pela literatura:

Metáfora
Mimese
Metonímia
Clássico
Poética

Conforme o exposto no fragmento anterior e, levando-se em consideração os conteúdos apresentados no livro-base Teoria e Crítica Literária, um conceito importante para o formalismo russo é o da desautomatização da percepção do objeto. Do que trata esse conceito? Assinale a alternativa correta:

a) Desautomatizar a percepção do objeto em um texto literário significa analisar até que ponto houve, por parte do autor, a preocupação em deixar a obra mais fluída, de modo a facilitar a recepção de informações pelo leitor.

Considerando os conteúdos apresentados no livro-base Teoria e Crítica Literária, em uma perspectiva histórica, podemos analisar o formalismo russo em duas fases. Quais são elas? Assinale a alternativa correta:

A primeira fase, concomitante à Revolução Russa, o formalismo estava em consonância com as mudanças no país e com a interpretação científica da realidade; a segunda fase, com a ascensão de Stalin, houve uma polarização entre uma abordagem mais sociológica e as premissas da abordagem mais científica.
A primeira fase do formalismo russo ocorreu num período pré-revolucionário quando havia maior liberdade de expressão dentro da Rússia; já na segunda fase, com tomada de poder por Stalin, os formalistas tiveram que deixar o país e, dessa forma, seus estudos foram divulgados em outros países.
A primeira fase coincide com a ascensão de Stalin ao poder e, dada a necessidade de divulgação política, os formalistas contribuíram para a construção da identidade do novo governo; na segunda fase, houve um distanciamento entre o governo russo e os formalistas, já que esses últimos privilegiavam uma abordagem linguística mais sociológica.

A partir da leitura da citação apresentada e dos conteúdos do livro-base Teoria e Crítica Literária sobre o formalismo russo, assinale a alternativa correta:

O formalismo surgiu durante o período da Revolução Soviética na Rússia, entre 1914 e 1917, como um movimento artístico de oposição ao novo regime político daquele país.
Foi durante a Revolução Soviética que grupos de estudantes russos, imbuídos pelos ideais dessa revolução, formaram grupos de estudos da linguagem poética, dando início ao formalismo.

A partir da leitura do excerto anterior e dos conteúdos presentes no livro-base Teoria e Crítica Literária sobre o principal fundamento da abordagem formalista, assinale a alternativa correta:

Tomando como base os estudos da Linguística de Ferdinand de Saussure, os formalistas têm, como principal fundamento, o uso da língua enquanto código para a comunicação entre o autor e o leitor de um texto literário.
Um dos principais conceitos do formalismo russo diz respeito à materialidade do texto literário, pois é a sua realização que dá a base à abordagem científica de uma obra literária.

De acordo com a passagem acima e com os conteúdos apresentados no livro-base Teoria e Crítica Literária, assinale a alternativa que apresenta quando o termo literatura é associado ao significado que atribuímos atualmente:

a) Na Antiguidade grega, com Platão.
b) No século XVIII, com Voltaire.
c) No século XV, com Aguiar e Silva.
d) Na Antiguidade grega, com Aristóteles.
e) No século XV, com Voltaire.

Mais conteúdos dessa disciplina