Buscar

O trabalho na indústria do setor de petróleo e gás envolve potencial exposição ocupacional a agentes químicos, capazes de causar danos à saúde dos ...

O trabalho na indústria do setor de petróleo e gás envolve potencial exposição ocupacional a agentes químicos, capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores. Os fundamentos da Toxicologia e as Normas Regulamentadoras fornecem os requisitos técnicos e legais para o desenvolvimento das ações de saúde e segurança no trabalho. As medidas de avaliação, prevenção e controle das exposições ocupacionais aos agentes químicos compreendem o(a)

a)uso de indicadores biológicos de exposição (IBEx), que são utilizados para medir diretamente a quantidade efetiva de agente químico presente no ambiente de trabalho.
b) limite de tolerância, que é a concentração que causará dano à saúde do trabalhador.
c)monitoramento do ambiente, que consiste na medição dos metabólitos de agentes químicos presentes em tecidos, secreções, excreções ou no ar exalado.
d)adoção do nível de ação, que é o valor acima do qual devem ser implementadas ações de controle sistemático para minimizar a probabilidade de que as exposições ocupacionais ultrapassem os limites de exposição.
e) avaliação quantitativa dos agentes químicos, que é realizada durante a etapa de identificação dos perigos existentes no ambiente de trabalho.

Essa pergunta também está no material:

2
1 pág.

Gestão em Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) adoção do nível de ação, que é o valor acima do qual devem ser implementadas ações de controle sistemático para minimizar a probabilidade de que as exposições ocupacionais ultrapassem os limites de exposição. As outras alternativas apresentam conceitos errados ou incompletos. O uso de indicadores biológicos de exposição (IBEx) é utilizado para medir a exposição de um trabalhador a um agente químico, mas não mede diretamente a quantidade efetiva de agente químico presente no ambiente de trabalho. O limite de tolerância é a concentração máxima permitida de um agente químico no ambiente de trabalho, não a concentração que causará dano à saúde do trabalhador. O monitoramento do ambiente consiste na medição dos agentes químicos presentes no ar, não dos metabólitos de agentes químicos presentes em tecidos, secreções, excreções ou no ar exalado. A avaliação quantitativa dos agentes químicos é realizada durante a etapa de avaliação dos riscos, não na etapa de identificação dos perigos existentes no ambiente de trabalho.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais