Logo Passei Direto
Buscar
9. (Enem 2013) As moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em química orgânica. Um exemplo é o NanoKid, representado na figura: Em que parte do corpo do NanoKid existe carbono quaternário?
a) Mãos.
b) Cabeça.
c) Tórax.
d) Abdômen.
e) Pés.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para identificar onde está o carbono quaternário no NanoKid, precisamos entender o que é um carbono quaternário. Um carbono quaternário é aquele que está ligado a quatro outros átomos de carbono. Sem a figura do NanoKid, não posso identificar diretamente onde está o carbono quaternário. No entanto, geralmente, em representações de moléculas, as partes do corpo que têm mais ligações e complexidade estrutural, como a cabeça ou o tórax, são mais propensas a conter carbonos quaternários. Dentre as opções apresentadas, a cabeça é frequentemente a parte mais complexa em termos de estrutura molecular, podendo conter carbonos quaternários. Portanto, a resposta mais provável é: b) Cabeça.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O carbono quaternário é aquele que está ligado a quatro outros átomos, sendo três deles átomos de carbono. Na figura do NanoKid, o carbono quaternário está presente no tórax, portanto a alternativa correta é a letra c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Enem 2020) Um microempresário do ramo de cosméticos utiliza óleos essenciais e quer produzir um creme com fragrância de rosas. O principal componente do óleo de rosas tem cadeia poli-insaturada e hidroxila em carbono terminal. O catálogo dos óleos essenciais apresenta, para escolha da essência, estas estruturas químicas:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

Molécula quiral (* apresenta carbono assimétrico) cuja cadeia carbônica seja insaturada (apresenta ligação pi), heterogênea (apresenta heteroátomo) e ramificada (apresenta carbono terciário): 3 2 3 3CH (CH) CH(CH ) CO NH CH− − − − −

Resposta da questão 6: [B]

Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos linolênico (três duplas entre carbonos) e linoleico (duas duplas entre carbonos).

Resposta da questão 10: [B]

2. (Enem 2020) Um microempresário do ramo de cosméticos utiliza óleos essenciais e quer produzir um creme com fragrância de rosas. O principal componente do óleo de rosas tem cadeia poli-insaturada e hidroxila em carbono terminal. O catálogo dos óleos essenciais apresenta, para escolha da essência, estas estruturas químicas:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

6. (Enem 2014) O estudo de compostos orgânicos permite aos analistas definir propriedades físicas e químicas responsáveis pelas características de cada substância descoberta. Um laboratório investiga moléculas quirais cuja cadeia carbônica seja insaturada, heterogênea e ramificada. A fórmula que se enquadra nas características da molécula investigada é
a) 3 2 3CH (CH) CH(OH) CO NH CH .− − − − −
b) 3 2 3 3CH (CH) CH(CH ) CO NH CH .− − − − −
c) 3 2 3 2CH (CH) CH(CH ) CO NH .− − − −
d) 3 2 3 3CH CH CH(CH ) CO NH CH .− − − − −
e) 6 5 2 3C H CH CO NH CH .− − − −

Mais conteúdos dessa disciplina