Logo Passei Direto
Buscar
Produzida no contexto da implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem
a) caracteriza representação cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático estabelecido pelos republicanos brasileiros.
b) faz uso alegórico de um tema clássico para expressar o repúdio à exclusão da participação feminina nas instituições políticas do Império.
c) é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira.
d) emprega símbolo católico como estratégia para obter a adesão da Igreja e diminuir a animosidade dos movimentos messiânicos.
e) é expressão artística do projeto positivista de divulgar uma concepção da sociedade brasileira sintonizada com os ideais de eugenia.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) caracteriza representação cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático estabelecido pelos republicanos brasileiros. A imagem em questão é a "Alegoria da República", de autoria do pintor Décio Villares, que representa a figura da República como uma mulher com os símbolos da liberdade, igualdade e fraternidade, inspirada na iconografia da Revolução Francesa. A obra foi encomendada pelo governo republicano brasileiro para representar a nova ordem política estabelecida no país.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Apesar de o processo de abolição ter culminado, em 1888, com a libertação dos escravizados, o racismo permaneceu com presença constante na história do Brasil, conforme pode-se observar neste texto de 1894, escrito por Nina Rodrigues:
I. No combate a tradições culturais, como a capoeira e várias formas de religiosidades africanas, que foram criminalizadas pelo código penal de 1890.
II. Nos processos de reurbanização que desalojavam famílias – na maioria negras – dos centros das cidades, onde habitavam, muitas vezes, nos cortiços.
III. Na organização de agremiações, exclusivamente, brancas, como a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Mais conteúdos dessa disciplina