Logo Passei Direto
Buscar

A queda da monarquia no Brasil em 1889 pode ser considerada um golpe? Justifique sua resposta.

User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Sim, a queda da monarquia no Brasil em 1889 pode ser considerada um golpe. Isso porque o processo de transição do regime monárquico para o republicano foi marcado por uma série de conflitos políticos e militares, que culminaram com a deposição do imperador Dom Pedro II e a instauração de um governo provisório liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca. Embora a monarquia brasileira já estivesse em crise há algum tempo, a forma como a transição ocorreu foi bastante conturbada e não respeitou os princípios democráticos. Além disso, o governo provisório que assumiu o poder após a queda da monarquia não foi eleito pelo povo, o que também reforça a ideia de que houve um golpe. No entanto, é importante ressaltar que a historiografia brasileira tem diferentes interpretações sobre o processo de transição do regime monárquico para o republicano, e que essa questão ainda é objeto de debate entre os estudiosos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Apesar de o processo de abolição ter culminado, em 1888, com a libertação dos escravizados, o racismo permaneceu com presença constante na história do Brasil, conforme pode-se observar neste texto de 1894, escrito por Nina Rodrigues:
I. No combate a tradições culturais, como a capoeira e várias formas de religiosidades africanas, que foram criminalizadas pelo código penal de 1890.
II. Nos processos de reurbanização que desalojavam famílias – na maioria negras – dos centros das cidades, onde habitavam, muitas vezes, nos cortiços.
III. Na organização de agremiações, exclusivamente, brancas, como a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Mais conteúdos dessa disciplina