Buscar

Na gênese histórica da formação da burguesia comercial ou mercantilista, e na fase final do feudalismo, com a revolução comercial, com o sistema c...


Na gênese histórica da formação da burguesia comercial ou mercantilista, e na fase final do feudalismo, com a revolução comercial, com o sistema colonial e com o mercado mundial, este segmento acaba emergindo, como força social revolucionária, ou associando-se ou opondo-se aos segmentos sociais dominantes.


A partir do referencial temático proposto, analise as afirmativas a seguir:

 

I – É impossível dissociar os conceitos e referenciais teóricos que remetem a Marx sem uma compreensão adequada do contexto histórico em que seu pensamento se desenvolve, de modo que sua compreensão sobre perda de poder da burguesia corresponde precisamente à conjuntura das relações econômicas da Europa no período.

II – A noção dual de ‘estrutura e superestrutura’, em Marx, evoca uma concepção onde as normas jurídicas e o aparato político formam uma infraestrutura, ou seja, uma base para uma estrutura superior, que é determinada pelas relações culturais e sociais.

III – A visão de Marx para a dinâmica da relação entre classes aponta para a revolução do proletariado como chave interpretativa dos conflitos sociais e estruturas de dominação vigentes no capitalismo moderno.

É correto o que se afirma apenas em:

Selecione uma alternativa:

a)

I.

b)

III.

c)

I e II.

d)

II e III.

e)

I, II e III.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais