Logo Passei Direto
Buscar
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento político de Rousseau, é correto afirmar:
a) A desigualdade é um fato natural, autorizada pela lei natural, independentemente das condições sociais decorrentes da evolução histórica da humanidade.
b) A finalidade da instituição da sociedade e do governo é a preservação da individualidade e das diferenças sociais.
c) A sociabilidade tira o homem do estado de natureza onde vive em guerra constante com os outros homens.
d) Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho para com os seus semelhantes.
e) Rousseau valoriza a fundação da sociedade civil, que tem como objetivo principal a garantia da posse privada da terra.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas com base no pensamento político de Rousseau: a) A desigualdade é um fato natural, autorizada pela lei natural, independentemente das condições sociais decorrentes da evolução histórica da humanidade. - Rousseau argumenta que a desigualdade é uma construção social e não um fato natural. b) A finalidade da instituição da sociedade e do governo é a preservação da individualidade e das diferenças sociais. - Rousseau defende que a sociedade deve garantir a liberdade e a igualdade, não necessariamente preservar as diferenças sociais. c) A sociabilidade tira o homem do estado de natureza onde vive em guerra constante com os outros homens. - Rousseau acredita que o estado de natureza é pacífico e que a sociabilidade, na verdade, pode levar a conflitos. d) Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho para com os seus semelhantes. - Esta afirmação está correta, pois Rousseau critica a sociedade por corromper o homem natural, tornando-o egoísta. e) Rousseau valoriza a fundação da sociedade civil, que tem como objetivo principal a garantia da posse privada da terra. - Rousseau critica a ênfase na propriedade privada, considerando que isso pode levar à desigualdade. Diante da análise, a alternativa correta é: d) Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho para com os seus semelhantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento político de Rousseau, é correto afirmar que: c) A sociabilidade tira o homem do estado de natureza onde vive em guerra constante com os outros homens. Rousseau acreditava que o homem é naturalmente bom, mas a sociedade o corrompe. Para ele, a sociabilidade é uma característica natural do homem, que o leva a viver em sociedade. A partir daí, a sociedade e o governo são criados para proteger a liberdade e a igualdade dos indivíduos, e não para preservar as diferenças sociais. Além disso, Rousseau criticava a desigualdade social e acreditava que a propriedade privada era a causa da maioria dos males sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é a filosofia medieval de base aristotélica vinculada ao Cristianismo?

a) Patrística
b) Escolástica
c) Neoplatonismo

Qual filósofo medieval teve forte influência da escola platônica e do neoplatonismo em sua obra?

a) Santo Agostinho
b) São Tomás de Aquino
c) Plotino

De acordo com o texto acima, e com seus conhecimentos sobre a ciência da natureza em Galileu, assinale a alternativa correta.
a) De acordo com os princípios de sua ciência, Galileu depositava grande crédito no método indutivo, pois este possuiria melhor alcance nos resultados da investigação da natureza.
b) O passo decisivo da física galileana concentrava-se na realização de experimentos para comprovar uma tese, sem a necessidade de recorrer às elaborações do raciocínio matemático.
c) Quanto ao “movimento”, Galileu seguiu as teorias de Aristóteles que distinguia o movimento qualitativo do movimento quantitativo, para considerar toda mudança apenas do ponto de vista qualitativo (corpos pesados ou leves).
d) Um dos aspectos centrais da ciência da natureza em Galileu está na realização de experimentos com o auxílio indispensável da matemática, pois, para ele, a matemática é o meio instrumental capaz de enunciar e traduzir as regularidades observadas nos fenômenos naturais.
e) O que dá validade científica aos processos intelectuais de Galileu é que os resultados de suas pesquisas jamais precisariam ser submetidos à comprovação empírica, bastando, apenas, se localizarem no campo da abstração.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as características que marcam revolução científica no pensamento de Galileu Galilei, assinale a alternativa correta.
a) resgatou uma concepção medieval de mundo.
b) baseou-se em uma visão teológica sobre a natureza.
c) fundamentou-se em conceitos metafísicos.
d) fundou as bases para o desenvolvimento da alquimia.
e) atribuiu regularidade matemática aos fenômenos naturais.

Quais são as características das teorias políticas de Maquiavel?

Maquiavel inaugura o pensamento político moderno. Seculariza a política, rejeitando o legado ético-cristão. Maquiavel tem uma visão do homem e da política como elas são e não como deveriam ser. A política deve ater-se ao real, deve preocupar-se com a eficiência da ação e não teorizar, como fazia Platão, sobre a forma ideal de governo. Assinale o que for correto.
02) Maquiavel redefine as relações entre ética e política, não julga mais as ações políticas em função de uma hierarquia de valores dada de antemão, mas em função da necessidade dos resultados que as ações políticas devem alcançar.
08) Na concepção política de Maquiavel, não há uma exclusão entre ética e política, todavia a primeira deve ser entendida a partir da segunda. Para ele, as exigências da ação política implicam uma ética cujo caráter é diferente da ética praticada pelos indivíduos na vida privada.

Mais conteúdos dessa disciplina