Buscar

O texto nos apresenta um suposto interlocutor que nunca toma a palavra. A conversa de Riobaldo com o tal interlocutor revela que: a) De fato o narr...

O texto nos apresenta um suposto interlocutor que nunca toma a palavra. A conversa de Riobaldo com o tal interlocutor revela que:
a) De fato o narrador fez um pacto com o diabo e o “diálogo vazio” era consequência desse ato.
b) Para Riobaldo, servia como reflexão em voz alta sobre os mistérios da condição humana.
c) A carência do jagunço era tamanha que, em vários momentos, ele desanda a falar como se fosse uma ameaça à própria existência.
d) É um recurso estilístico muitíssimo utilizado, servindo para o autor como desabafo perante tanta dor e tanta miséria.
e) É recurso característico dos textos dissertativos, já que o que se busca é o fundamento para a argumentação.

Essa pergunta também está no material:

07 04 - (Segunda Geração Modernista)
57 pág.

Enem Escola Santa AfraEscola Santa Afra

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) Para Riobaldo, servia como reflexão em voz alta sobre os mistérios da condição humana. A conversa de Riobaldo com o interlocutor que nunca toma a palavra é uma espécie de monólogo interior, em que o personagem reflete sobre suas dúvidas, medos e angústias, buscando compreender a si mesmo e ao mundo ao seu redor.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina