Buscar

A alfabetização, na perspectiva histórico-cultural, segue alguns princípios, entre eles a história e a cultura, pois a escrita é uma construção soc...

A alfabetização, na perspectiva histórico-cultural, segue alguns princípios, entre eles a história e a cultura, pois a escrita é uma construção social e, dessa forma, sua aprendizagem deve acontecer dentro do universo cultural da criança. É fundamental, também, que a escrita seja ensinada pelo professor. Qual é o sentido do ensinar a escrever na perspectiva histórico-cultural?

a. A escrita é um objeto cultural e uma prática social que não é óbvia, não é imediata e precisa ser mostrada para a criança, pois há muitas informações necessárias para que ela possa apropriar-se desse objeto, como conhecer as letras, sua forma, a ordem alfabética, a fonetização e toda a sua organização.
b. Ensinar é um processo de mediação que se apoia numa relação de afetividade, por isso a professora precisa criar vínculos de afeto para que a criança confie e permita à professora o ensino das letras, sua organização fonética (vogais e consoantes), o registro gráfico e sua ordem no conjunto total das letras.
c. Na perspectiva histórico-cultural todo processo de ensino ocorre por um método de pequenos contos e narrativas por meio das quais a criança brinca e se diverte para que, depois, dentro desse processo lúdico, vá elaborando e incorporando a representação simbólica ensinada pela professora.
d. A cultura é um conceito polissêmico para Vygotsky, assim, ensinar é uma prática que o professor desenvolve de diferentes formas, pois está associada ao meio em que as crianças vivem, suas experiências sociais e culturais, suas crenças e modo de conceber o mundo, principalmente a escrita.
e. O professor é o outro no processo triangular proposto por Vygotsky, assim, é aquele que observa como a criança interage com o conhecimento e com os coleguinhas para escrever, pois a escrita é uma representação simbólica e não um código que precisa ser apresentado para as crianças na escola.

Essa pergunta também está no material:

Semana 5 e 6 avaliação
18 pág.

Pedagogia Universidade Virtual do Estado de São PauloUniversidade Virtual do Estado de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O sentido do ensino da escrita na perspectiva histórico-cultural é que a escrita é um objeto cultural e uma prática social que não é óbvia, não é imediata e precisa ser mostrada para a criança, pois há muitas informações necessárias para que ela possa apropriar-se desse objeto, como conhecer as letras, sua forma, a ordem alfabética, a fonetização e toda a sua organização. Além disso, a escrita deve ser ensinada dentro do universo cultural da criança, considerando suas experiências sociais e culturais, suas crenças e modo de conceber o mundo. O professor é fundamental nesse processo de ensino, pois é ele quem medeia a relação entre a criança e a escrita, criando vínculos de afeto e utilizando métodos lúdicos para que a criança possa elaborar e incorporar a representação simbólica ensinada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais