Buscar

18. (UFU 2019) Em 1641, Gasparo Berti realizou uma experiência que consistia num longo tubo de chumbo (AB) colocado defronte à sua casa. A parte s...

18. (UFU 2019) Em 1641, Gasparo Berti realizou uma experiência que consistia num longo tubo de chumbo (AB) colocado defronte à sua casa. A parte superior do tubo ficou em frente a uma das janelas e a outra próxima ao solo, sendo que em sua base foi encaixada uma torneira de latão (R). O tubo estava dentro de um tonel (T) completamente cheio de água pura, cuja densidade é 31.000 kg m . Em sua parte superior, foi adaptado um recipiente de vidro com formato de um frasco, que continha um orifício (C) que foi lacrado por um parafuso de latão (D). O aparato, depois de devidamente posicionado, foi totalmente preenchido pela água, utilizando-se a abertura superior (C) do tubo, que depois foi totalmente fechada. Quando a torneira (R) na base foi aberta, a água fluiu para o tonel, porém uma parcela ficou presa no tubo até a altura (L).
a) Explique por que parte da água permaneceu no tubo sem escoar totalmente para o tonel em sua base.
b) Considerando-se que o referido experimento foi feito ao nível do mar, com pressão atmosférica de 51 10 Pascal e num local com 2g 10 m s ,= qual a altura da coluna de água que permanece no tubo? Obs.: desconsidere a parte do tubo submersa na água do tonel.

Essa pergunta também está no material:

10 22 - Densidade e Pressão
4 pág.

Enem Colegio AnchietaColegio Anchieta

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A água permaneceu no tubo porque a pressão atmosférica empurra a água para cima, criando uma pressão que equilibra a pressão hidrostática da coluna de água no tubo. Quando a torneira é aberta, a água começa a fluir para o tonel, mas a pressão atmosférica impede que toda a água saia do tubo, deixando uma parcela presa no tubo até a altura (L). b) A altura da coluna de água que permanece no tubo pode ser calculada pela equação de pressão hidrostática: P = ρgh, onde P é a pressão hidrostática, ρ é a densidade da água, g é a aceleração da gravidade e h é a altura da coluna de água. Como a pressão atmosférica é de 101.000 Pa e a pressão hidrostática no fundo do tonel é de 31.000 Pa (devido à densidade da água), a pressão hidrostática na altura (L) é de 70.000 Pa (101.000 - 31.000). Substituindo os valores na equação, temos: 70.000 = 31.000 x 2 x h h = 1,13 m Portanto, a altura da coluna de água que permanece no tubo é de 1,13 metros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais