Logo Passei Direto
Buscar
Com base nos excertos anteriores e na leitura dos três Sermões de Quarta-feira de Cinza, assinale a alternativa correta.
a) Em Ariès, a salvação ou danação ocorre no quarto do moribundo, mas nos sermões de Vieira é a atenção ao momento presente e a decisão correta que importam para o cristão.
b) A afirmação de Alcir Pécora é válida somente para o primeiro sermão, pois os dois últimos sermões retomam o tema do fim dos tempos e da agonia do moribundo para a fé cristã.
c) Segundo Ariès, o drama da salvação se dá na imagem do quarto do moribundo. Essa imagem é decisiva para a compreensão do terceiro sermão.
d) Para Alcir Pécora, o que distingue os sermões de Vieira dos discursos sobre a morte nesse período é a ênfase do padre jesuíta na ação futura.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A: Em Ariès, a salvação ou danação ocorre no quarto do moribundo, mas nos sermões de Vieira é a atenção ao momento presente e a decisão correta que importam para o cristão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O comentário do crítico Antonio Candido refere-se ao escritor
a. Machado de Assis.
b. José de Alencar.
c. Manuel Antônio de Almeida.
d. Aluísio Azevedo.
e. Euclides da Cunha.

Tal comentário refere-se ao seguinte movimento literário brasileiro
a) Romantismo.
b) Classicismo.
c) Naturalismo.
d) Barroco.
e) Arcadismo.

Constituem termos que reforçam o tom pessimista do poema:

a) “noite”, “vazio” e “fim”.
b) “dia”, “pele” e “cor”.
c) “coisas”, “vácuo” e “imaginação”.
d) “lâmpada”, “céu” e “escuridão”.
e) “ordem”, “povoações” e “espírito”.