Buscar

Ricardo, sem filhos, é casado com Raquel, no regime de comunhão universal de bens. Após um dia de intenso trabalho e excessivo estresse, Ricardo fa...

Ricardo, sem filhos, é casado com Raquel, no regime de comunhão universal de bens. Após um dia de intenso trabalho e excessivo estresse, Ricardo falece após infarto fulminante. Deixa patrimônio avaliado em R$500.000,00 e, como parentes na linha reta, seu pai Luis Carlos e o Avô materno Pedro. Pouco antes do falecimento, Ricardo havia celebrado testamento onde deixava todo seu patrimônio para Luis Carlos. Considerando a situação narrada, analise as assertivas abaixo, assinalando a correta.
A) Tendo em vista a elaboração do testamento por Ricardo, serão herdeiros Luis Carlos e Pedro, recebendo, cada um, a metade da herança. Raquel terá direito de meação apenas sobre os bens adquiridos na constância do casamento.
B) Raquel terá direito a metade do patrimônio por direito de meação. Sobre a outra metade do patrimônio, que se constitui na herança de Ricardo, herdarão Luis Carlos e Pedro, em igualdade de condições.
C) Raquel terá direito a metade do patrimônio por direito de meação. Sobre a outra metade do patrimônio, que se constitui na herança de Ricardo, Luis Carlos receberá a metade por sucessão testamentária, Pedro e Raquel dividirão a outra metade da herança, por sucessão legítima.
D) Raquel terá direito a metade do patrimônio por direito de meação. Sobre a outra metade do patrimônio, que se constitui na herança de Ricardo, Luis Carlos receberá a metade por sucessão testamentária, e Pedro recebe o restante, por sucessão legítima.

Essa pergunta também está no material:

simulado oab
30 pág.

Processo I Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Raquel terá direito a metade do patrimônio por direito de meação. Sobre a outra metade do patrimônio, que se constitui na herança de Ricardo, herdarão Luis Carlos e Pedro, em igualdade de condições. Isso ocorre porque, no regime de comunhão universal de bens, todos os bens adquiridos durante o casamento são considerados comuns ao casal, ou seja, pertencem aos dois em partes iguais. Assim, Raquel tem direito a metade do patrimônio de Ricardo por direito de meação. Quanto à outra metade, que se constitui na herança de Ricardo, Luis Carlos receberá por sucessão testamentária, já que foi nomeado como herdeiro no testamento. Pedro, por sua vez, receberá a outra metade por sucessão legítima, já que é parente na linha reta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais