Buscar

Caio e Mévio foram condenados em primeiro grau, pela prática do delito de roubo em concurso de pessoas, à pena privativa de liberdade de 6 anos de ...

Caio e Mévio foram condenados em primeiro grau, pela prática do delito de roubo em concurso de pessoas, à pena privativa de liberdade de 6 anos de reclusão, em regime semiaberto, e à pena de multa no quantum de 15 dias. Na sentença, não houve reconhecimento de qualquer atenuante ou agravante. Os condenados não recorreram, somente o representante do Ministério Público interpôs tempestivamente o recurso de apelação. Neste caso, assinale a alternativa correta: a) A pena aplicada a Caio e Mévio não poderá ser reformada para pior, visto ser vedada a reformatio in pejus no processo penal brasileiro. b) O Tribunal, ao julgar a apelação do Ministério Público, não poderá reconhecer eventual atenuante não reconhecida, por um equívoco na sentença, em favor de Caio que ao tempo do crime tinha 19 anos. c) O Tribunal ao julgar a apelação do Ministério Público poderá reconhecer eventual atenuante não reconhecida, por um equívoco na sentença, em favor de Caio que ao tempo do crime tinha 19 anos. Neste caso, a diminuição de pena não se estenderá ao Mévio. d) O Tribunal não poderá reconhecer em favor dos condenados qualquer matéria que não for arguida no recurso da acusação, sob pena de nulidade.

a) A pena aplicada a Caio e Mévio não poderá ser reformada para pior, visto ser vedada a reformatio in pejus no processo penal brasileiro.
b) O Tribunal, ao julgar a apelação do Ministério Público, não poderá reconhecer eventual atenuante não reconhecida, por um equívoco na sentença, em favor de Caio que ao tempo do crime tinha 19 anos.
c) O Tribunal ao julgar a apelação do Ministério Público poderá reconhecer eventual atenuante não reconhecida, por um equívoco na sentença, em favor de Caio que ao tempo do crime tinha 19 anos. Neste caso, a diminuição de pena não se estenderá ao Mévio.
d) O Tribunal não poderá reconhecer em favor dos condenados qualquer matéria que não for arguida no recurso da acusação, sob pena de nulidade.

Essa pergunta também está no material:

simulado oab
30 pág.

Processo I Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "O Tribunal ao julgar a apelação do Ministério Público poderá reconhecer eventual atenuante não reconhecida, por um equívoco na sentença, em favor de Caio que ao tempo do crime tinha 19 anos. Neste caso, a diminuição de pena não se estenderá ao Mévio." Isso ocorre porque, mesmo que os condenados não tenham recorrido, o Ministério Público pode recorrer para buscar uma pena mais severa. No entanto, o Tribunal não pode agravar a pena dos réus, pois isso violaria o princípio da reformatio in pejus. Além disso, o Tribunal pode reconhecer eventual atenuante não reconhecida em favor de Caio, desde que isso não beneficie Mévio. Por fim, o Tribunal não pode reconhecer em favor dos condenados qualquer matéria que não tenha sido arguida no recurso da acusação, sob pena de nulidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais