Logo Passei Direto
Buscar
Imagine um elétron do átomo de hidrogênio girando em órbita estável ao redor do núcleo desse átomo. A frequência com que ele gira é altíssima. A figura destaca o eixo perpendicular ao plano da trajetória do elétron e que contém o centro da trajetória e um ponto P do eixo, próximo ao núcleo do átomo. O movimento desse elétron produz, no ponto P, um campo elétrico a) variável e um campo magnético de intensidade constante, mas de direção variável. b) de intensidade constante, mas de direção variável, e um campo magnético constante. c) e um campo magnético, ambos de intensidades constantes, mas de direções variáveis. d) e um campo magnético, ambos de intensidades variáveis, mas de direções constantes. e) de intensidade constante, mas de direção variável, e um campo magnético variável.

a) variável e um campo magnético de intensidade constante, mas de direção variável.
b) de intensidade constante, mas de direção variável, e um campo magnético constante.
c) e um campo magnético, ambos de intensidades constantes, mas de direções variáveis.
d) e um campo magnético, ambos de intensidades variáveis, mas de direções constantes.
e) de intensidade constante, mas de direção variável, e um campo magnético variável.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) de intensidade constante, mas de direção variável, e um campo magnético constante. Quando um elétron gira em torno do núcleo de um átomo, ele cria um campo magnético ao seu redor. Esse campo magnético é constante em intensidade, mas variável em direção, pois a direção do campo magnético é perpendicular ao plano da trajetória do elétron e varia conforme o elétron gira em torno do núcleo. Além disso, o movimento do elétron não produz um campo elétrico no ponto P, pois o elétron é uma partícula carregada, mas está em movimento uniforme, ou seja, não há variação de carga elétrica no tempo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Tratando-se de fenômenos físicos oriundos de um ímã natural, a magnetita, como encontrado em certas bactérias, é correto afirmar: a) As linhas de indução magnética e as linhas de força são linhas contínuas e fechadas que formam círculos concêntricos em torno de magnetita. b) Os elétrons e prótons em repouso, ao serem expostos a campos magnéticos, serão submetidos a uma força magnética. c) Um campo magnético pode ser usado como acelerador de partículas porque esse campo aumenta o módulo da velocidade dessas partículas. d) Uma bobina chata percorrida por uma corrente elétrica forma no seu eixo uma região de campo magnético com as propriedades idênticas ao de um ímã natural. e) As partículas eletrizadas, ao serem lançadas paralelamente às linhas de indução magnéticas com velocidade constante, interagem com o campo magnético, submetidas às forças magnéticas atrativas ou repulsivas.

a) As linhas de indução magnética e as linhas de força são linhas contínuas e fechadas que formam círculos concêntricos em torno de magnetita.
b) Os elétrons e prótons em repouso, ao serem expostos a campos magnéticos, serão submetidos a uma força magnética.
c) Um campo magnético pode ser usado como acelerador de partículas porque esse campo aumenta o módulo da velocidade dessas partículas.
d) Uma bobina chata percorrida por uma corrente elétrica forma no seu eixo uma região de campo magnético com as propriedades idênticas ao de um ímã natural.
e) As partículas eletrizadas, ao serem lançadas paralelamente às linhas de indução magnéticas com velocidade constante, interagem com o campo magnético, submetidas às forças magnéticas atrativas ou repulsivas.

Mais conteúdos dessa disciplina