Assinale a alternativa correta: Todas as alternativas estão incorretas. Os textos de Marx sobre a questão russa representam um bem sucedido esforço de atenuação das tensões economicistas que estavam presentes em sua obra. A lei do desenvolvimento desigual e combinado e a teoria da Revolução Permanente são duas das maiores contribuições de Stálin ao marxismo. O capital só foi publicado na Rússia no século XX, depois da Revolução de 1917. Os textos de Marx sobre a Rússia demonstram uma compreensão linear da história que colocava a Rússia como o primeiro país a ter uma revolução comunista.
Por que, segundo Camus, "é preciso imaginar Sísifo feliz"? Sísifo mostra que, mesmo em um cotidiano repetitivo, as possibilidades da vida nunca estarão esgotadas. Apesar de ter um cotidiano maçante e chato, é preciso que nós inventemos um Sísifo que seja feliz. Sísifo é um personagem que melhor se identifica com o comportamento humano, portanto também fica feliz. Com a vida enfadonha, a única possibilidade é se acostumar com a falta de perspectivas. Demonstra um desespero em relação a uma vida profundamente entediante - é um pedido de socorro.
De acordo com Husserl, mundo da vida significa: o oposto de intencionalidade. sentidos, significados e afetos que determinam nossos comportamentos teóricos e práticos. significados e sentidos que construímos incessantemente a partir de procedimentos teórico-metodológicos. abertura à vida. sinônimo de intencionalidade.
De acordo com a Fenomenologia, um corpo vivo deve ser descrito como: um conjunto de práticas morais. o corpo que se mobiliza antes mesmo da atividade racional-volitiva. um corpo em crescimento. o corpo celular. o corpo que é comandado pela razão.
As críticas de Kant ao empirismo de Hume também foram fundamentais para o posterior desenvolvimento do idealismo alemão. Assinale entre as opções abaixo aquela que melhor define essas críticas. Kant critica o apego de Hume à tradição do catolicismo medieval, o que faz do idealismo alemão uma corrente de pensamento ateia, que em muitos aspectos antecipou o marxismo. Kant critica aquilo que considera ser uma ortodoxia empirista em Hume, defendendo que a experiência não seja fetichizada e que o conceito prévio seja usado como mediador de acesso às experiências. Kant critica o otimismo de Hume em relação ao potencial emancipatório da razão, o que o colocaria, segundo Kant, na herança do iluminismo francês, o que o idealismo alemão quer negar. Kant critica o apego de Hume à tradição da democracia clássica, o que faz do idealismo alemão defensor da estrutura do antigo regime. Kant criticou o apego de Hume à tradição do antigo regime, o que fez do idealismo alemão a corrente de pensamento que mais defendeu a república moderna.
Sobre a vontade para Schopenhauer assinale a alternativa correta. A vontade é a essência do mundo e significa amor, ódio e salvação. Uma vez conquistado o objeto de desejo, a vontade não é saciada, pois o desejo já produz outro objeto para si. Está atrelada ao consciente de todos pela sobrevivência. A vontade pode ser plenamente satisfeita. Significa o querer inconsciente de todos pela preservação do outro.
Sabendo que o pensamento hegeliano está no topo do idealismo alemão assinale a alternativa correta acerca do pensamento deste filósofo. A realidade não deve ser pensada como processo. Não é possível entender a realidade como espírito. Hegel define a natureza em perspectiva panteísta. A natureza está em todos os lugares, exceto no espírito. A realidade não deve ser entendida como sujeito, somente como coisa.
Assinale a alternativa correta: Os marxólogos são os marxistas que se tornaram professores universitários e dominam toda a intelectualidade brasileira. Marxistas e marxianos são inimigos eternos, pois os primeiros são comunistas e os segundos são socialistas. Marx e Engels se consideravam marxistas desde que começaram a trabalhar juntos em meados dos anos 1840. Todas as alternativas estão incorretas. Posto que Marx teve imensa dificuldade em popularizar suas ideias entre os membros do movimento operário, coube a Engels difundir o legado do pensamento marxiano nos anos seguintes à morte do amigo em 1883.
Assinale a alternativa correta: Todas as alternativas estão incorretas. Marx e Engels trabalharam intensamente para escrever e publicar conjuntamente a obra mais importante do marxismo que é O capital. O manuscrito abandonado ¿à crítica corrosiva dos ratos¿ chama-se Manuscritos econômico-filosóficos. O acerto de contas de Marx e Engels com o idealismo e com os jovens hegelianos começou a ser feita em 1844 com A sagrada família e foi considerada completa com A ideologia alemã, um manuscrito escrito no ano seguinte, mas publicado apenas no século XX. Marx e Engels começaram a colaborar na maturidade dos dois autores, quando ambos já tinham se desvinculado completamente do idealismo hegeliano.