Buscar

Sobre as rotinas produtivas do objeto estudado definimos a pesquisa como quali-quantitativa, utilizando-se de métodos qualitativos e quantitativos ...

Sobre as rotinas produtivas do objeto estudado definimos a pesquisa como quali-quantitativa, utilizando-se de métodos qualitativos e quantitativos para atingir os objetivos específicos. Inicialmente, o instrumento de pesquisa utilizado foi a pesquisa bibliográfica, para nos fornecer “ a base” (DUARTE, 2008, p. 245). A próxima fase da pesquisa irá envolver a realização de entrevistas em profundidade que vão guiar a pesquisa, para a análise dos processos das rotinas produtivas. As entrevistas com os profissionais que compõem a equipe do objeto de estudo tornam-se indispensáveis. Para levantar respostas que possam colaborar com a discussão sobre o tema vamos elaborar um questionário, com perguntas semiestruturadas com respostas semiabertas. A aplicação da entrevista deve ser presencial ou em ferramentas de conversação como Google Meet, não afastamos a possibilidade de mais de uma rodada de entrevistas e inicialmente trabalharemos com perguntas que se desdobrarão a partir das hipóteses que serão pesquisadas, com perguntas específicas para cada uma e tópico mais adiante serão elencadas. Contudo, segue um sumário de um roteiro inicial de perguntas:
-Qual seu cargo?
-Qual cargo desempenhava antes/durante e agora ( período pesquisado)?
-Quais funções você desempenha antes/durante e agora ?
-Descreva sua rotina antes/durante e agora?
-Quais atividades você desenvolve hoje, que em junho de 2019 você não desenvolvia?
-Você acha que a pandemia afetou a rotina de trabalho? Se sim, de que forma?
-Sua rotina de trabalho na pandemia foi marcada por algo?
-Alguma rotina foi introduzida na pandemia e já não é mais aplicada? Qual? E por qual razão?
As entrevistas, como ferramenta qualitativa nos permitem uma visão do funcionamento telejornal e como trabalham esses profissionais, o que é de extrema valia para nossa pesquisa se quisermos compreender o processo de ruptura e continuidade do trabalho. O critério de seleção será o mais abrangente possível, iremos convidar toda equipe do programa, esperando contar com ao menos um representante de cada núcleo produtivo do telejornal. Ainda iremos contactar a direção de jornalismo, a chefia de redação e a chefia de reportagem da emissora para entrevista, com um teor voltado para a gestão da rotina a ser elaborado, conforme , o desenrolar dessas entrevistas com o grupo maior. A pesquisa irá se embasar na entrevista em profundidade a fim de conhecer melhor o entrevistado, com a ideia primordial de testemunhar a experiência vivida pelos profissionais sobre a vivência na pandemia. Segundo Duarte, a entrevista em profundidade serve para que o pesquisador consiga extrair respostas a partir da experiência de uma fonte, uma “técnica qualitativa que explora um assunto a partir da busca de informações, percepções e experiências de informantes para analisá-las e apresentá-las de forma estruturada” (DUARTE, 2008, p. 62). Ainda segundo o autor, essa escolha permite perceber e descrever de muitas formas o fenômeno da pandemia e as mudanças mudança nas rotinas na profissão.

Essa pergunta também está no material:

Qualificação finalizada
73 pág.

Engenharia Ambiental Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Pelo que entendi, a pesquisa em questão é definida como quali-quantitativa, utilizando métodos qualitativos e quantitativos para atingir os objetivos específicos. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como instrumento inicial para fornecer a base. A próxima fase da pesquisa envolverá entrevistas em profundidade para analisar os processos das rotinas produtivas. As entrevistas serão realizadas com os profissionais que compõem a equipe do objeto de estudo, e um questionário com perguntas semiestruturadas e respostas semiabertas será elaborado. As entrevistas serão realizadas presencialmente ou por meio de ferramentas de conversação como o Google Meet. O critério de seleção será o mais abrangente possível, convidando toda a equipe do programa e esperando contar com pelo menos um representante de cada núcleo produtivo do telejornal. A pesquisa se embasará na entrevista em profundidade para conhecer melhor o entrevistado e testemunhar a experiência vivida pelos profissionais sobre a vivência na pandemia.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando