Logo Passei Direto
Buscar
A Portaria SVS/MS nº 326/1997 aprova o Regulamento Técnico sobre condições higiênico-sanitárias e de boas práticas para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. O termo Boas Práticas de Fabricação (BPF) refere-se: A. A procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu processamento, armazenamento e transporte, necessários para garantir a qualidade e segurança dos alimentos. B. A um conjunto de operações e processos com a finalidade de obter um alimento elaborado. C. Às operações por meio das quais se divide um alimento, sem modificar sua composição original. D. Aos métodos físicos ou químicos adequados para redução do número de microrganismo no prédio, instalações, maquinários e utensílios, a um nível que não origine contaminação do alimento que será elaborado. E. A um conjunto de atividades e requisitos para se obter uma correta conservação da matéria-prima.
User badge image
kethlin knolseisen

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) conforme a Portaria SVS/MS nº 326/1997, vamos analisar cada alternativa: A. A procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu processamento, armazenamento e transporte, necessários para garantir a qualidade e segurança dos alimentos. - Esta opção abrange bem o conceito de BPF, pois menciona todas as etapas do processo de produção e a importância da qualidade e segurança. B. A um conjunto de operações e processos com a finalidade de obter um alimento elaborado. - Embora esteja relacionado, é uma definição muito ampla e não aborda a questão da segurança e qualidade de forma específica. C. Às operações por meio das quais se divide um alimento, sem modificar sua composição original. - Esta definição é muito restrita e não se aplica ao conceito geral de BPF. D. Aos métodos físicos ou químicos adequados para redução do número de microrganismos no prédio, instalações, maquinários e utensílios, a um nível que não origine contaminação do alimento que será elaborado. - Embora importante, esta opção foca apenas na redução de microrganismos e não abrange todas as práticas de fabricação. E. A um conjunto de atividades e requisitos para se obter uma correta conservação da matéria-prima. - Esta opção é muito específica e não cobre o conceito amplo de BPF. Após essa análise, a alternativa que melhor define as Boas Práticas de Fabricação (BPF) é: A. A procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu processamento, armazenamento e transporte, necessários para garantir a qualidade e segurança dos alimentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa A: "A procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu processamento, armazenamento e transporte, necessários para garantir a qualidade e segurança dos alimentos." As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de procedimentos que devem ser adotados pelos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos para garantir a qualidade e segurança dos alimentos em todas as etapas do processo, desde a matéria-prima até o produto final.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao principal processo utilizado na conservação de sucos e que tem por finalidade eliminar microrganismos patogênicos e parte dos deteriorantes.


Desidratação.
Esterilização.
Concentração.
Pasteurização.

A busca por processos não térmicos que preservem a qualidade dos sucos de frutas tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. Dentre eles, destacam-se os processos de separação por membranas, como a microfiltração e a osmose inversa, que, por serem conduzidos a temperatura ambiente, não envolvendo mudança de fase, permitem a manutenção das características dos produtos. Sobre a tecnologia de membranas aplicada ao processamento de sucos, assinale a alternativa correta.

A. A tecnologia de membranas tem sido avaliada como alternativa para reduzir as perdas sensoriais. Por outro lado, essa técnica promove um aumento das perdas funcionais e nutricionais que podem ocorrer nos processos utilizados para conservação, clarificação e concentração de sucos de frutas.
B. A tecnologia de separação por membranas baseia-se no princípio de que componentes de misturas líquidas ou gasosas, de acordo com suas características moleculares, permeiam seletivamente através de uma determinada membrana, movidos por uma força motriz que varia segundo os diferentes processos.
C. A tecnologia de membranas tem sido utilizada como alternativa para a diluição de sucos em água a fim de aumentar o rendimento do produto.
D. A tecnologia de membranas é um eficiente processo de clarificação de sucos que retém os sólidos. Por outro lado, esse processo não é eficiente do ponto de vista microbiológico, pois a retenção de sólidos na membrana favorece o desenvolvimento de microrganismos no produto.
E. No processamento de sucos, a osmose inversa é aplicada principalmente para concentração do suco. Trata-se de um processo eficiente que dispensa qualquer outro tipo de tratamento.

Mais conteúdos dessa disciplina