Buscar

A avaliação das alterações do meio ambiente como consequência de uma atividade antrópica, ou seja, dos impactos ambientais […], é um instrumento de...

A avaliação das alterações do meio ambiente como consequência de uma atividade antrópica, ou seja, dos impactos ambientais […], é um instrumento de política ambiental formado pelo estudo de impacto ambiental (EIA) e seu respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), sendo um componente integrado no desenvolvimento de projeto. A respeito do EIA/RIMA, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas: I. O estudo de impacto ambiental (EIA) consiste em um levantamento feito para verificar as condições de um local antes da realização de um projeto, para analisar seus possíveis impactos e medidas compensatórias. II. O relatório de impacto ambiental (RIMA) é um documento facultativo em processos de licenciamento ambiental, com o qual o empreendedor, quando opta por fazer, visa sintetizar as informações presentes no EIA em uma linguagem mais acessível à grande população. III. O processo formal de EIA no Brasil deve ser realizado de maneira estruturada e transparente, com oportunidades para o público participar. IV. O RIMA deve apresentar os objetivos e justificativas do projeto, e sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais. V. Por se tratar de um resumo do EIA, o RIMA não precisa apresentar a descrição dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação da atividade. São verdadeiras:
I. A avaliação de impacto ambiental visa identificar e gerir impactos que tenham o potencial de prejudicar os ecossistemas, a saúde humana ou o bem-estar social.
II. A análise de sensibilidade pode ajudar a identificar quais componentes ambientais estão em maior risco e orientar os esforços de mitigação em conformidade.
III. Um impacto pode ser de baixa significância se tiver uma magnitude elevada, mas afetar componentes com baixa sensibilidade.
IV. Uma sensibilidade elevada implica sempre uma significância elevada na avaliação do impacto ambiental.
V. Os impactos ambientais são frequentemente avaliados qualitativa e quantitativamente para considerar tanto a sua natureza como a sua extensão.
I, II e III, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, II, III e V, apenas.
II, III e V apenas.
I, III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

PROVA_IMPACTO_AMBIENTAL
7 pág.

Engenharia Civil AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I, II, III e V, apenas. Explicação: - A assertiva I está correta, pois o EIA é um levantamento feito para verificar as condições de um local antes da realização de um projeto, para analisar seus possíveis impactos e medidas compensatórias. - A assertiva II está incorreta, pois o RIMA não é um documento facultativo em processos de licenciamento ambiental, mas sim obrigatório. - A assertiva III está correta, pois o processo formal de EIA no Brasil deve ser realizado de maneira estruturada e transparente, com oportunidades para o público participar. - A assertiva IV está incorreta, pois o RIMA deve apresentar os objetivos e justificativas do projeto, e sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais, além da descrição dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação da atividade. - A assertiva V está correta, pois os impactos ambientais são frequentemente avaliados qualitativa e quantitativamente para considerar tanto a sua natureza como a sua extensão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais