Buscar

O que essa letra de canção conta? 1. Além de compositor, Arnaldo Antunes é um importante poeta visual. Isso explica seu cuidado com a forma na cons...

O que essa letra de canção conta?
1. Além de compositor, Arnaldo Antunes é um importante poeta visual. Isso explica seu cuidado com a forma na construção de seus textos. Releia “Inclassificáveis” e responda: o que chamou sua atenção na composição formal dos versos da canção?
2. Na primeira estrofe da canção, as palavras “preto”, “branco” e “índio” aparecem separadas por vírgulas. Na segunda, elas são apresentadas sem vírgulas. Arrisque: por que você acha que o compositor usou esse recurso? A leitura da terceira estrofe da canção pode ajudá-lo a responder.
3. Você deve ter notado que Arnaldo Antunes inventa palavras na canção; elas não estão registradas no dicionário.
a) Cite alguns exemplos dessas palavras criadas especialmente para a canção e tente, por meio de uma pesquisa em dicionários impressos e na internet, investigar suas origens. Dica: elas não são criações aleatórias! Isso é o mais interessante.
b) Pense na letra da canção de maneira geral e tente explicar a função da criação dessas novas palavras para a construção do ponto de vista defendido pelo compositor.

Essa pergunta também está no material:

Se-Liga-na-Vida
260 pág.

Formação para Cidadania I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Essa pergunta se trata de uma atividade escolar que requer uma análise e interpretação da letra da música "Inclassificáveis" de Arnaldo Antunes. 1. Na letra da música "Inclassificáveis", Arnaldo Antunes utiliza uma construção formal dos versos que chama atenção pela sua simetria e ritmo, além de utilizar palavras que não são comuns no cotidiano, como "inclassificáveis", "indecifráveis", "indecidíveis", entre outras. 2. Na primeira estrofe, as palavras "preto", "branco" e "índio" aparecem separadas por vírgulas, enquanto na segunda estrofe elas são apresentadas sem vírgulas. Esse recurso pode ser uma forma de mostrar que essas palavras não devem ser separadas, mas sim vistas como uma única identidade brasileira, sem distinção de raça ou cor. 3. Arnaldo Antunes cria palavras na canção, como "inclassificáveis", "indecifráveis" e "indecidíveis". Essas palavras não são aleatórias e têm uma função específica na construção do ponto de vista defendido pelo compositor. Elas mostram que existem coisas que não podem ser classificadas ou definidas de forma simples, e que a diversidade é algo que deve ser valorizado e respeitado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais