Buscar

6ª Questão (2,0 pontos) Qual a diferença de interpretação analógica para analogia? Interpretação analógica (ou intra legem) – É uma forma de inter...

6ª Questão (2,0 pontos) Qual a diferença de interpretação analógica para analogia?
Interpretação analógica (ou intra legem) – É uma forma de interpretação do Direito , na qual o Código, levando em consideração o princípio da legalidade, detalha todas as situações que quer regular, através de exemplos e, depois, com uma fórmula genérica, permite que outros casos semelhantes possam também ser abrangidos no mesmo dispositivo. Existe uma norma para o caso concreto. Sua aplicação, no Direito Penal, pode ser in malam partem ou in bonam partem.
Analogia – É uma forma de integração do Direito, que busca suprir lacunas legislativas, ou seja, onde não existe uma norma para o caso concreto. Assim, o na falta de norma que regule o caso, deve-se aplicar uma disposição legal que regule casos semelhantes. No Direito Penal, a analogia só pode ser usada in bonam partem.

Essa pergunta também está no material:

AV1 - Direito Penal 1
4 pág.

Introdução ao Jornalismo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre interpretação analógica e analogia é que a interpretação analógica é uma forma de interpretação do Direito que busca detalhar todas as situações que quer regular, através de exemplos e, depois, com uma fórmula genérica, permitindo que outros casos semelhantes possam também ser abrangidos no mesmo dispositivo. Já a analogia é uma forma de integração do Direito, que busca suprir lacunas legislativas, ou seja, onde não existe uma norma para o caso concreto, aplicando uma disposição legal que regule casos semelhantes. No Direito Penal, a analogia só pode ser usada in bonam partem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais