Logo Passei Direto
Buscar
9. A escola no período da sociedade tradicional mantinha o ensino centrado no professor, com as descobertas da psicologia sobre a aprendizagem e a mudança de paradigma da idade média para a idade moderna, o aluno passou a ser visto como ser que produz conhecimento. Com a grande contribuição do filósofo Dewey, o trabalho cooperativo ganhou destaque e hoje o projeto didático está presente na escola

User badge image
Didaticamente

há 2 anos

User badge image
Didaticamente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Parece que você está buscando informações sobre a evolução do ensino e a contribuição de John Dewey para a educação. Dewey defendia que a aprendizagem deve ser ativa e centrada no aluno, promovendo o trabalho cooperativo e a construção do conhecimento. Essa mudança de paradigma, do ensino centrado no professor para um enfoque mais colaborativo, é fundamental para o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais nos alunos. O projeto didático, portanto, se torna uma ferramenta importante para implementar essas ideias na prática escolar. Se precisar de mais detalhes sobre algum aspecto específico, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A pergunta não está clara. Por favor, reformule-a para que eu possa ajudá-lo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. O planejamento é um dos pilares da atividade docente e para o professor fazê-lo de forma eficaz é essencial determinadas atitudes. Sobre o planejamento, é incorreto afirmar:

a No planejamento o docente realiza uma previsão, organização e sistematização do seu trabalho.
b O plano de ensino precede o planejamento de ensino, pois é a partir do plano que o professor irá orientar suas ações.
c O planejamento é uma ação política, exigindo decisão sobre as opções metodológicas, teorias orientadoras da prática, concepções de ensino e de aprendizagem.
d No planejamento, a avaliação, a revisão e a projeção sobre o que é realizado e o que precisa ser elaborado para alcançar o objetivo, são atividades continuas.
e No planejamento, o docente deve elaborar estratégias para alcançar coerência, unidade e continuidade no processo de ensino.

a) No planejamento o docente realiza uma previsão, organização e sistematização do seu trabalho.
b) O plano de ensino precede o planejamento de ensino, pois é a partir do plano que o professor irá orientar suas ações.
c) O planejamento é uma ação política, exigindo decisão sobre as opções metodológicas, teorias orientadoras da prática, concepções de ensino e de aprendizagem.
d) No planejamento, a avaliação, a revisão e a projeção sobre o que é realizado e o que precisa ser elaborado para alcançar o objetivo, são atividades continuas.
e) No planejamento, o docente deve elaborar estratégias para alcançar coerência, unidade e continuidade no processo de ensino.

4. Uma escola pensando em incentivar a leitura e também participação da comunidade escolar decidiu elaborar o Projeto de Intervenção Ler em Família. Uma das atividades desse projeto é que cada turma leva um livro da biblioteca, uma vez na semana para ler em casa. Marilene, professora do 4º ano, incorporou o Projeto em sua rotina pedagógica e além do empréstimo de livro, realizava uma vez na semana uma Roda de Literária, na qual os alunos fazem uma avaliação oral do livro escolhido, expondo sua opinião sobre a obra e se recomendaria a leitura ou não para seus colegas. A atividade da Roda literária é adequada para alcançar os objetivos abaixo, exceto:

a Socializar experiências de leitura.
b Comunicar mantendo coerência ao longo da fala.
c Elaborar critérios para avaliação da obra.
d Analisar a produção oral alheia e a própria.
e Descrever fatos, cenários e objetos.

a) Socializar experiências de leitura.
b) Comunicar mantendo coerência ao longo da fala.
c) Elaborar critérios para avaliação da obra.
d) Analisar a produção oral alheia e a própria.
e) Descrever fatos, cenários e objetos.

6. O professor Rogério planejou as seguintes atividades: Apresentação e roda de conversa sobre curta-metragem de histórias de assombração; apresentação do gênero textual contos de assombração com leitura e interpretação de texto, produção individual de um conto, correção da produção individual, atividade de reescrita, apresentação do conto elaborado na fogueira cenográfica, livro com coletânea dos contos produzidos. Essas atividades contemplam os seguintes blocos de conteúdos presentes nos PCN de Língua Portuguesa, exceto:

a “Produção de textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação”.
b “Utilização da escrita como recurso de estudo: tomar notas a partir de exposição oral; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos”.
c “Revisão do próprio texto: durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando a articulação com o já escrito e planejando o que falta escrever”.
d “Escuta ativa dos diferentes textos ouvidos em situações de comunicação direta ou mediada por telefone, rádio ou televisão”.
e “Organização das ideias de acordo com as características textuais de cada gênero”.

a) “Produção de textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação”.
b) “Utilização da escrita como recurso de estudo: tomar notas a partir de exposição oral; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos”.
c) “Revisão do próprio texto: durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando a articulação com o já escrito e planejando o que falta escrever”.
d) “Escuta ativa dos diferentes textos ouvidos em situações de comunicação direta ou mediada por telefone, rádio ou televisão”.
e) “Organização das ideias de acordo com as características textuais de cada gênero”.

8. Para o professor desenvolver seu papel de forma competente, é indispensável o acompanhamento do processo de aprendizagem do seu aluno. Atualmente o professor conta com várias ferramentas para avaliação formativa e uma delas é o portfólio. Sobre esse instrumento de avaliação é correto afirmar que:

a No portfólio só deve constar atividades individuais de cada aluno, pois as atividades desenvolvidas para esse instrumento visam o acompanhamento individualizado.
b O portfólio reúne as atividades do educando, permitindo o professor ter um acompanhamento mais detalhado e analisar aspectos subjetivos, por meio apenas da observação do material.
c A avaliação por portfólio exige do trabalho docente pareceres descritivos da aprendizagem do educando, por meio de relatório, dossiê, fichas e outros registros avaliativos.
d Enquanto instrumento avaliativo, o portfólio é utilizado para classificação e seriação das crianças.
e Como instrumento de avalição, o portfólio, não é eficiente com alunos do segundo ciclo, ficando seu uso restrito ao primeiro ciclo.

a) No portfólio só deve constar atividades individuais de cada aluno, pois as atividades desenvolvidas para esse instrumento visam o acompanhamento individualizado.
b) O portfólio reúne as atividades do educando, permitindo o professor ter um acompanhamento mais detalhado e analisar aspectos subjetivos, por meio apenas da observação do material.
c) A avaliação por portfólio exige do trabalho docente pareceres descritivos da aprendizagem do educando, por meio de relatório, dossiê, fichas e outros registros avaliativos.
d) Enquanto instrumento avaliativo, o portfólio é utilizado para classificação e seriação das crianças.
e) Como instrumento de avalição, o portfólio, não é eficiente com alunos do segundo ciclo, ficando seu uso restrito ao primeiro ciclo.

Mais conteúdos dessa disciplina