Buscar

O estado dos direitos humanos no Brasil: entre o legal e o real Tomaremos como norte para esta análise os relatórios “O estado dos direitos humano...

O estado dos direitos humanos no Brasil: entre o legal e o real

Tomaremos como norte para esta análise os relatórios “O estado dos direitos humanos no mundo” dos anos de 2014/15 e 2015/16 da Anistia Internacional10. Isso, a fim de elucidar quais foram as principais denúncias de violações dos direitos humanos no Brasil, dialogando sempre com autores que tratam desta temática.
Ao instituir o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, se pretendia, além de fortalecer a democracia política e institucional, pautar a democracia econômica e social. Desde o primeiro PNDH em 1996, a sociedade vem colocando em conferências e espaços de participação social novas demandas para as políticas de direitos humanos, o que exigiu uma atualização do programa em 2002 e depois em 2010.
As principais questões propostas versam sobre a segurança alimentar, educação, saúde, habitação, igualdade racial, direitos da mulher, juventude, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, meio ambiente, entre outros assuntos no âmbito das políticas públicas. Desta forma, os direitos humanos ganham materialidade e as políticas sociais no campo destes direitos ganham status de política de Estado no país.

Essa pergunta também está no material:

Niedja de Lima Silva PPGSS (1)
136 pág.

Pedagogia Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta uma análise sobre o estado dos direitos humanos no Brasil, utilizando como base os relatórios da Anistia Internacional dos anos de 2014/15 e 2015/16. O objetivo é elucidar as principais denúncias de violações dos direitos humanos no país, dialogando com autores que tratam desta temática. O texto também aborda a instituição do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3, que visava fortalecer a democracia política e institucional, além de pautar a democracia econômica e social. As principais questões propostas pelo programa versam sobre a segurança alimentar, educação, saúde, habitação, igualdade racial, direitos da mulher, juventude, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, meio ambiente, entre outros assuntos no âmbito das políticas públicas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais