Buscar

A presença de corpos estranhos alojados no esôfago é comum em cães e gatos. Os mais encontrados são ossos. Entretanto, podem aparecer brinquedos, a...

A presença de corpos estranhos alojados no esôfago é comum em cães e gatos. Os mais encontrados são ossos. Entretanto, podem aparecer brinquedos, anzóis, barbantes e, nos gatos, bolas de pelos. Associados ao relato do proprietário de um animal que ingeriu um corpo estranho ao exame físico, poderão ser observados disfagia, salivação excessiva, engasgo, esforço para vômito e abaulamento do esôfago. As técnicas para retirada de corpo estranho do esôfago podem envolver, de acordo com o quadro:
(A) Somente esofagostomia, para retirada pelo esôfago.
(B) Somente gastrotomia, para retirada pelo estômago.
(C) Esofagogoscopia, para retirada pela boca; gastrotomia, para retirada pelo estômago; e esfofagostomia, para retirada pelo esôfago.
(D) Localização do objeto e retirada através de retoscopia.
(E) Localização do objeto e retirada através de perfuração esofágica.

Essa pergunta também está no material:

UFPI cães e gatos prova
20 pág.

Medicina Veterinária Fundação Universidade Federal de ViçosaFundação Universidade Federal de Viçosa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra (C) Esofagogoscopia, para retirada pela boca; gastrotomia, para retirada pelo estômago; e esofagostomia, para retirada pelo esôfago. As técnicas para retirada de corpo estranho do esôfago variam de acordo com o quadro clínico do animal e a localização do objeto. A esofagogoscopia é utilizada para retirada de objetos localizados na porção cranial do esôfago, a gastrotomia é utilizada para objetos que já passaram para o estômago e a esofagostomia é utilizada para objetos que não podem ser retirados pelas outras técnicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais