Buscar

Essa questão deseja saber qual a alternativa INCORRETA em relação ao impacto de condições clínicas na gravidez. Vamos a elas: Letra A: correta. A p...

Essa questão deseja saber qual a alternativa INCORRETA em relação ao impacto de condições clínicas na gravidez. Vamos a elas: Letra A: correta. A presença de anemia leve (Hb entre 8-11 g/dL) na gestação corresponde a uma indicação de realização de exame parasitológico de fezes e prescrição de sulfato ferroso em dose de tratamento de anemia ferropriva (120-240 mg de ferro elementar/dia). Letra B: correta. O rastreio do diabetes gestacional deve ser realizado para todas as pacientes, através da solicitação de glicemia de jejum na primeira consulta do pré-natal. Em caso de normalidade (glicemia de jejum menor que 92 mg/dl), deve ser realizado TOTG entre 24 e 28 semanas. Letra C: correta. Segundo Manual de Gestação de Alto Risco do MS, o exame inicial de uma gestante no pré-natal deve incluir a palpação da tireoide ao exame na região cervical. O rastreamento universal de gestantes para doenças da tireoide não é preconizado, mas a pesquisa dessas patologias em determinados grupos específicos que possuem maior risco é recomendada. Letra D: incorreta. A presença de um teste não treponêmico para sífilis reagente e simultaneamente um teste treponêmico reagente permite o diagnóstico de sífilis ou de cicatriz sorológica, caso exista tratamento anterior documentado com queda da titulação em pelo menos duas diluições. letra D.

a) A presença de anemia leve (Hb entre 8-11 g/dL) na gestação corresponde a uma indicação de realização de exame parasitológico de fezes e prescrição de sulfato ferroso em dose de tratamento de anemia ferropriva (120-240 mg de ferro elementar/dia).
b) O rastreio do diabetes gestacional deve ser realizado para todas as pacientes, através da solicitação de glicemia de jejum na primeira consulta do pré-natal. Em caso de normalidade (glicemia de jejum menor que 92 mg/dl), deve ser realizado TOTG entre 24 e 28 semanas.
c) Segundo Manual de Gestação de Alto Risco do MS, o exame inicial de uma gestante no pré-natal deve incluir a palpação da tireoide ao exame na região cervical. O rastreamento universal de gestantes para doenças da tireoide não é preconizado, mas a pesquisa dessas patologias em determinados grupos específicos que possuem maior risco é recomendada.
d) A presença de um teste não treponêmico para sífilis reagente e simultaneamente um teste treponêmico reagente permite o diagnóstico de sífilis ou de cicatriz sorológica, caso exista tratamento anterior documentado com queda da titulação em pelo menos duas diluições.

Essa pergunta também está no material:

simulado 17 3 gabarito
200 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra D. A presença de um teste não treponêmico para sífilis reagente e simultaneamente um teste treponêmico reagente não permite o diagnóstico de cicatriz sorológica, mas sim de sífilis ativa. A cicatriz sorológica é caracterizada pela presença de um teste não treponêmico reagente e um teste treponêmico não reagente, indicando que houve infecção anteriormente e que houve tratamento adequado.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando