Buscar

Paciente de 45 anos, assintomático, com hiperuricemia (ácido úrico sérico de 8,2 mg/dl) em avaliação laboratorial preventiva, inicia tratamento com...

Paciente de 45 anos, assintomático, com hiperuricemia (ácido úrico sérico de 8,2 mg/dl) em avaliação laboratorial preventiva, inicia tratamento com alopurinol. Quatro semanas após o início da medicação, passa a apresentar lesões maculopapulares em tronco e membros, associadas à febre persistente, à linfonodomegalia cervical, axilar e inguinal e a mal-estar. Exames laboratoriais mostram leucocitose com presença de linfócitos atípicos e plaquetopenia leve, além de aumento de transaminases e elevação de creatinina. Sobre o diagnóstico para esse quadro, é CORRETO afirmar que se trata de provável:
A) Síndrome de hipersensibilidade induzida por drogas (ou síndrome DRESS — Drug Rash with Eosinophilia and Systemic Symptoms), sendo indicado suspensão da droga e início de tratamento com corticoide.
B) Urticária medicamentosa, sendo indicado suspensão da droga e prescrição de corticoide.
C) Síndrome de Stevens Johnson, sendo indicada a observação ambulatorial após a suspensão da droga.
D) Infecção viral, sem relação com o uso do alopurinol, sendo indicado tratamento sintomático e reavaliação ambulatorial.
E) Necrólise epidérmica tóxica, sendo indicado terapia imunossupressora com corticosteroides.

Essa pergunta também está no material:

simulado 18 3
200 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) Síndrome de hipersensibilidade induzida por drogas (ou síndrome DRESS — Drug Rash with Eosinophilia and Systemic Symptoms), sendo indicado suspensão da droga e início de tratamento com corticoide. Alopurinol é uma medicação utilizada para tratar a hiperuricemia, que é o aumento do ácido úrico no sangue. No entanto, em alguns casos, pode causar reações adversas, como a síndrome DRESS, que é uma reação alérgica grave que pode afetar vários órgãos e sistemas do corpo. Os sintomas incluem lesões na pele, febre, linfonodomegalia, mal-estar, leucocitose com presença de linfócitos atípicos e plaquetopenia leve, além de aumento de transaminases e elevação de creatinina. O tratamento para a síndrome DRESS é a suspensão imediata da droga e o início de tratamento com corticoide.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina