Buscar

Questão que discute gestante com 36 semanas referindo dor abdominal intensa e redução da movimentação fetal nas últimas horas, com diagnóstico prév...

Questão que discute gestante com 36 semanas referindo dor abdominal intensa e redução da movimentação fetal nas últimas horas, com diagnóstico prévio de distúrbio hipertensivo da gestação em uso de antihipertensivos. Ao exame físico, apresenta hipertonia uterina, sangramento vermelho escuro e BCF inaudível, bem como dilatação cervical de 2 cm e bolsa íntegra. Nesse contexto, frente à hemorragia da segunda metade da gestação, nossas hipóteses são o descolamento prematuro de placenta (DPP) e placenta prévia. Todavia, diante de quadro clínico típico de sangramento doloroso com hipertonia uterina em paciente previamente hipertensa, com sinais de sofrimento fetal, o DPP torna-se a principal suspeita, cujo diagnóstico é clínico, sem indicação de ultrassonografia para confirmação do mesmo. Dessa maneira, a conduta recomendada, inicialmente, é a estabilização materna e amniotomia, uma vez que este procedimento é capaz de dificultar a área de descolamento, melhorar a hipertonia e reduzir o risco de coagulopatias. Além disso, por se tratar de emergência obstétrica, no caso de feto vivo e viável, sem parto vaginal iminente, a gestação deve ser interrompida imediatamente, via cesariana.

a) A estabilização materna e amniotomia são condutas recomendadas para dificultar a área de descolamento, melhorar a hipertonia e reduzir o risco de coagulopatias, seguidas de interrupção imediata da gestação via cesariana.
b) O diagnóstico de descolamento prematuro de placenta (DPP) é confirmado por ultrassonografia, sendo a cesariana a conduta recomendada.
c) O diagnóstico de placenta prévia é confirmado por ultrassonografia, sendo a conduta recomendada a estabilização materna e aguardar o parto vaginal.
d) A hipertonia uterina e o sangramento vermelho escuro são sinais típicos de placenta prévia, indicando a necessidade de cesariana imediata.

Essa pergunta também está no material:

simulado 19 4 gabarito
300 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: A estabilização materna e amniotomia são condutas recomendadas para dificultar a área de descolamento, melhorar a hipertonia e reduzir o risco de coagulopatias, seguidas de interrupção imediata da gestação via cesariana. O quadro clínico apresentado sugere a ocorrência de descolamento prematuro de placenta (DPP), que é uma emergência obstétrica que pode levar a complicações graves para a mãe e para o feto. A estabilização materna e amniotomia são medidas iniciais importantes para reduzir o risco de coagulopatias e melhorar a hipertonia uterina. A interrupção imediata da gestação via cesariana é necessária para garantir a segurança da mãe e do feto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais