Buscar

Mulher de 28 anos de idade procura unidade de emergência, relatando história de violência sexual. Refere que estava em uma festa na noite anterior ...

Mulher de 28 anos de idade procura unidade de emergência, relatando história de violência sexual. Refere que estava em uma festa na noite anterior e que, após a ingesta de uma bebida, não se lembra mais do que aconteceu. Após isto, relatou que acordou em um quarto de motel sozinha, apresentando sangramento genital e equimoses no pescoço. Após o acolhimento do caso de forma empática e humanizada, além de encaminhar a paciente para seguimento do cuidado de maneira multidisciplinar com envolvimento de assistente social, enfermagem e psicologia, quais são as condutas que devem ser tomadas pelo médico?

A) Realizar o exame ginecológico da paciente, solicitar sorologias para ISTs, prescrever anticoncepção de emergência, notificar o caso e iniciar a profilaxia para HIV, hepatite B, sífilis, clamídia e gonorreia.
B) Realizar o exame ginecológico, prescrever anticoncepção de emergência, notificar o caso após a realização do boletim de ocorrência da vítima e iniciar a profilaxia para HIV, hepatites B e C, sífilis, clamídia e HPV.
C) Realizar o exame ginecológico, solicitar sorologias para ISTs, prescrever anticoncepção de emergência apenas se a paciente não utilizar anticoncepcional oral e iniciar a profilaxia para HIV e hepatite B.
D) Solicitar as sorologias para ISTs, prescrever anticoncepção de emergência apenas se a paciente não utilizar contraceptivo hormonal, notificar o caso e iniciar profilaxia para HIV, hepatite B, sífilis, clamídia e gonorreia.
E) Realizar exame ginecológico, solicitar as sorologias para ISTs, notificar o caso após a realização do boletim de ocorrência da vítima e iniciar a profilaxia para HIV, hepatite B e sífilis.

Essa pergunta também está no material:

simulado 23 gabarito
200 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Realizar o exame ginecológico da paciente, solicitar sorologias para ISTs, prescrever anticoncepção de emergência, notificar o caso e iniciar a profilaxia para HIV, hepatite B, sífilis, clamídia e gonorreia. Essa é a conduta mais adequada para o atendimento de uma vítima de violência sexual, que inclui a realização do exame ginecológico para avaliar possíveis lesões, solicitação de sorologias para infecções sexualmente transmissíveis, prescrição de anticoncepção de emergência para prevenir uma possível gravidez, notificação do caso às autoridades competentes e início da profilaxia para as principais infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatite B, sífilis, clamídia e gonorreia. Além disso, é importante que a paciente receba atendimento multidisciplinar com assistente social, enfermagem e psicologia para garantir um cuidado integral e humanizado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais