Buscar

Uma senhora de 57 anos, natural da Bahia, apresentou vômitos de aspecto sanguinolento, sem instabilidade hemodinâmica. Foi submetida à endoscopia d...

Uma senhora de 57 anos, natural da Bahia, apresentou vômitos de aspecto sanguinolento, sem instabilidade hemodinâmica. Foi submetida à endoscopia digestiva alta, diagnosticando-se varizes esofágicas. A paciente nega etilismo. Refere emagrecimento recente, além de dores abdominais recorrentes, já há alguns anos, e aumento do volume abdominal. A respeito das hipóteses diagnósticas para o caso dessa paciente, é CORRETO afirmar:

A) A causa mais provável da hipertensão portal da paciente é trombose de porta.
B) A presença de ascite sugere fortemente o diagnóstico de síndrome de Budd-Chiari.
C) Se a paciente tiver esplenomegalia e plaquetopenia, o diagnóstico mais provável é cirrose de Laënnec.
D) A investigação etiológica da doença poderá envolver exame parasitológico de fezes, testes imunológicos e biópsia hepática.
E) Apesar de a paciente ser de zona endêmica de esquistossomose, o quadro apresentado é mais compatível com cirrose.

Essa pergunta também está no material:

simulado 12 2
214 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações apresentadas, a alternativa correta é a letra E: "Apesar de a paciente ser de zona endêmica de esquistossomose, o quadro apresentado é mais compatível com cirrose." A presença de varizes esofágicas sugere hipertensão portal, que pode ser causada por diversas condições, incluindo a esquistossomose. No entanto, a presença de dor abdominal recorrente, aumento do volume abdominal e emagrecimento recente são mais sugestivos de cirrose hepática. Além disso, a paciente nega etilismo, que é uma das principais causas de cirrose no Brasil. A presença de ascite sugere cirrose, mas não é uma característica exclusiva dessa condição. A cirrose de Laënnec é um tipo de cirrose causada pelo consumo excessivo de álcool, o que não é o caso dessa paciente. A trombose de porta pode causar hipertensão portal, mas não é a causa mais provável nesse caso. A investigação etiológica da doença pode envolver os exames mencionados na alternativa D, mas isso não é afirmado no texto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais