Buscar

Qual das seguintes afirmacoes sobre os direitos do eleitor que deixou de votar na última eleição está correta? (A) Incorreta – art. 7º, § 1º, VI do...

Qual das seguintes afirmacoes sobre os direitos do eleitor que deixou de votar na última eleição está correta?
(A) Incorreta – art. 7º, § 1º, VI do Código Eleitoral relaciona os direitos que não poderão ser exercidos pelo eleitor que deixou de votar na última eleição, sem que tenha efetuado o pagamento da multa ou apresentado justificativa. O eleitor não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
(B) Incorreta – art. 7º, § 1º, VII do Código Eleitoral. O dispositivo também proíbe que o eleitor pratique qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
(C) Incorreta –art. 7º, § 1º, II do Código Eleitoral, o eleitor não poderá receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público autárquico ou para estatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição.
(D) Correta – art. 7º, § 1º do Código Eleitoral. A norma subtrai direitos do eleitor, logo deve ser interpretada restritivamente, não admitindo a inclusão de outras hipóteses não previstas expressamente. Dessa forma, considerando que a vedação ao parcelamento de IPTU não foi contemplada pelo dispositivo, tal direito não pode ser obstaculizado em razão da ausência de prova do voto, pagamento da multa ou justificativa.
(E) Incorreta – art. 7º, § 1º, V do Código Eleitoral.
Resposta: letra (D)

Essa pergunta também está no material:

Ebook de Direito Eleitoral
168 pág.

Direito Eleitoral Faculdade Sul-AmericanaFaculdade Sul-Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra (D) - Correta – art. 7º, § 1º do Código Eleitoral. A norma subtrai direitos do eleitor, logo deve ser interpretada restritivamente, não admitindo a inclusão de outras hipóteses não previstas expressamente. Dessa forma, considerando que a vedação ao parcelamento de IPTU não foi contemplada pelo dispositivo, tal direito não pode ser obstaculizado em razão da ausência de prova do voto, pagamento da multa ou justificativa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais