Buscar

Qual das afirmacoes sobre a interposição de recurso especial eleitoral está correta? (B) Correta – Súmula 18 do TSE. Conquanto investido de poder d...

Qual das afirmacoes sobre a interposição de recurso especial eleitoral está correta?
(B) Correta – Súmula 18 do TSE. Conquanto investido de poder de polícia, não tem legitimidade o juiz eleitoral para, de ofício, instaurar procedimento com a finalidade de impor multa pela veiculação de propaganda eleitoral em desacordo com a Lei.
(C) Incorreta – Súmula 30 do TSE. Não se conhece de recurso especial eleitoral por dissídio jurisprudencial, quando a decisão recorrida estiver em conformidade com a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral.
(D) Incorreta – Súmula 38 do TSE. Nas ações que visem à cassação de registro, diploma ou mandato, há litisconsórcio passivo necessário entre o titular e o respectivo vice da chapa majoritária.
(E) Incorreta – Súmula 45 do TSE. Nos processos de registro de candidatura, o Juiz Eleitoral pode conhecer de ofício da existência de causas de inelegibilidade ou da ausência de condição de elegibilidade, desde que resguardados o contraditório e a ampla defesa.
a) Apenas a afirmação (B) está correta.
b) Apenas a afirmação (C) está correta.
c) Apenas a afirmação (D) está correta.
d) Apenas a afirmação (E) está correta.

Essa pergunta também está no material:

Ebook de Direito Eleitoral
168 pág.

Direito Eleitoral Faculdade Sul-AmericanaFaculdade Sul-Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) "Nenhuma das alternativas anteriores está correta". Isso porque todas as alternativas apresentadas estão incorretas em relação às súmulas citadas. A Súmula 18 do TSE, por exemplo, estabelece que o juiz eleitoral pode, sim, instaurar procedimento para impor multa pela veiculação de propaganda eleitoral em desacordo com a lei. Já a Súmula 30 do TSE permite o conhecimento de recurso especial eleitoral por dissídio jurisprudencial. A Súmula 38 do TSE não trata de litisconsórcio passivo necessário entre titular e vice da chapa majoritária, e a Súmula 45 do TSE não permite que o juiz eleitoral conheça de ofício da existência de causas de inelegibilidade ou da ausência de condição de elegibilidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais