Buscar

A notificação compulsória é uma ação da Vigilância Epidemiológica que é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis ...

A notificação compulsória é uma ação da Vigilância Epidemiológica que é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência à população. A Portaria GM/MS nº 204/2016 define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Considerando os aspectos relativos à notificação compulsória descritos na Portaria GM/MS nº204/2016, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Para o controle da maioria das doenças de notificação compulsória será necessário que os pacientes sejam obrigados a realizar o tratamento em isolamento respiratório.
b) A portaria 204/2016 estabelece que as doenças agudas são as únicas que devem ser comunicadas às autoridades sanitárias mediante confirmação do diagnóstico.
c) As doenças de notificação compulsória descritas na lista de doenças devem ser comunicadas às autoridades sanitárias mediante suspeita ou confirmação do diagnóstico.
d) As doenças de notificação compulsória listadas na portaria 204/2016 devem ser comunicadas às autoridades sanitárias mediante confirmação do diagnóstico.

Essa pergunta também está no material:

SUS questões
303 pág.

Enfermagem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "As doenças de notificação compulsória listadas na portaria 204/2016 devem ser comunicadas às autoridades sanitárias mediante confirmação do diagnóstico." A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência à população. A Portaria GM/MS nº 204/2016 define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. As doenças de notificação compulsória descritas na lista de doenças devem ser comunicadas às autoridades sanitárias mediante confirmação do diagnóstico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais