Logo Passei Direto
Buscar
Avalie as sentenças a seguir e a relação proposta entre elas:

A ciência é uma metamorfose do senso comum. Sem ele, ela não pode existir.

Porque

Problemas escolhidos pela ciência como relevantes muitas vezes têm suas origens no senso comum.

Está correto o estabelecido em:
*
2 points
a) As duas são falsas
b) A primeira é falsa e a segunda é verdadeira
c) As duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
d) Somente a primeira é verdadeira
e) As duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E: "As duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira". A primeira sentença afirma que a ciência é uma metamorfose do senso comum e que sem ele, a ciência não pode existir. A segunda sentença afirma que muitos problemas escolhidos pela ciência como relevantes têm suas origens no senso comum. Portanto, a segunda sentença justifica a primeira, pois mostra que a ciência é baseada em problemas que surgem do senso comum e que são transformados em questões científicas relevantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nas explicações de dados qualitativos, o que é uma descrição rica:
*
2 points
a) Uma descrição cujo orçamento da pesquisa seja ilimitado.
b) Uma descrição que demonstre a riqueza do que está acontecendo e enfatize a forma como isso envolve as intenções e estratégias das pessoas.
c) É uma descrição de elite dadas por pesquisadores abastados
d) É uma descrição que maqueie os dados de maneira a se tornarem mais atrativos
e) É uma descrição que compare valores monetários envolvidos na pesquisa

Para qual formato corrente de registro são convertidos os dados qualitativos a fim de que possam ser melhor analisados em uma pesquisa:
*
2 points
a) Texto
b) Sons
c) Imagens
d) Vídeos
e) Tabelas

O conhecimento ___________, erroneamente chamada de vulgar ou senso comum, é aquele que é adquirido pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com o meio sócia, obtido por meio de interação contínua na forma de ensaios e tentativas que resultam em erro e em acertos.

O conhecimento _________ vai além do empírico, procurando compreender, além do ente, do objeto, do fato e do fenômeno, sua estrutura, sua organização e funcionamento, sua composição, suas causas e lei.

O conhecimento ________ distingue-se do conhecimento _________ pelo objeto de investigação e pelo método. O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, de ordem física e material, enquanto que a realidade do conhecimento _________ é de realidades mediatas, imperceptíveis aos sentidos, que ultrapassam a experiência.

O conhecimento _______ __ consiste em aceitar explicações de alguém que já tenha desvendado o mistério e implica sempre uma atitude de fé diante de um conhecimento revelado.
*
2 points
a) Empírico ; filosófico ; filosófico ; científico ; científico ; teológico.
b) Teológico ; filosófico ; filosófico ; científico ; científico ; empírico.
c) Empírico ; teológico ; filosófico ; científico ; científico ; teológico
d) Empírico ; científico ; filosófico ; científico ; filosófico ; teológico.
e) Científico ; empírico ; filosófico ; científico ; científico ; empírico.

lanejar a pesquisa, analisar os materiais e escrever sobre seus achados você deve fazer uso da literatura existente sobre:

(I) outras pesquisas,

(II) teorias

(III) os casos que você usa no seu estudo.

Considerando o texto de FLICK, estão corretos os itens:
*
2 points
a) Todos eles.
b) I e III
c) II e III
d) Apenas I
e) I e II

Para (Allmark, 2002, p. 13) um dos requisitos éticos nas pesquisas é o consentimento informado, quando possível este deve se guiar por:

I- o consentimento deve ser dado por alguém competente para fazê-lo.

II- a pessoa que dá o consentimento deve estar adequadamente iludida.

III- o consentimento é dado voluntariamente.

Está correto o que se afirma em:
*
2 points
a) Apenas I
b) Em I, II e III
c) Apenas em I e II
d) Apenas em II
e) Apenas em I e III

Mais conteúdos dessa disciplina