Buscar

De acordo com Santos-Preciado et al., 2003, entende-se por transição epidemiológica as mudanças ocorridas, temporalmente, na frequência, na magnitu...

De acordo com Santos-Preciado et al., 2003, entende-se por transição epidemiológica as mudanças ocorridas, temporalmente, na frequência, na magnitude e na distribuição das condições de saúde e que se expressam nos padrões de morte, morbidade e invalidez que caracterizam uma população específica e que, em geral, acontecem, concomitantemente, com outras transformações demográficas, sociais e econômicas. Sobre a transição epidemiológica no Brasil, são alguns atributos fundamentais, EXCETO:
a) As contra-transições, movimentos de ressurgimento de doenças que se acreditavam superadas, as doenças reemergentes como dengue e febre amarela.
b) A superposição de etapas, com a persistência concomitante das doenças infecciosas e carenciais e das doenças crônicas.
c) A transição por etapas sequenciais, segundo o modelo de Omran (1971).
d) A polarização epidemiológica, representada pela agudização das desigualdades sociais em matéria de saúde.

Essa pergunta também está no material:

SUS questões
303 pág.

Enfermagem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) A transição por etapas sequenciais, segundo o modelo de Omran (1971)."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais