Buscar

A dosagem do CEA apresenta pouco valor diagnóstico, mas tem importante valor prognóstico. Elevações substanciais do CEA sérico só têm sido observad...

A dosagem do CEA apresenta pouco valor diagnóstico, mas tem importante valor prognóstico. Elevações substanciais do CEA sérico só têm sido observadas em casos de doença avançada. A maioria dos carcinomas precoces está associada com níveis normais de CEA, e elevações do CEA têm sido encontradas em doenças não malignas do cólon, como a colite, e em algumas condições extracolônicas, incluindo doenças da vesícula biliar e mama, e em fumantes de cigarros. A principal utilidade do CEA tem sido no seguimento de pacientes após ressecções de câncer colorretal. Sua elevação no pós-operatório, após a ressecção do tumor, indica recidiva da neoplasia. Mais de 20% dos pacientes que se apresentam com câncer colorretal primário têm metástases hepáticas encontradas no momento de sua operação, e eventualmente outros 50% irão desenvolver esse tipo de metástases. Vários estudos demonstraram que a ressecção hepática permite a cura de 25 a 40% de pacientes com uma a três metástases hepáticas, embora atualmente os critérios de ressecabilidade tenham sido ampliados. Aos pacientes com carcinoma colônico, geralmente não há indicação de radioterapia.

a) Excisão local e microcirurgia endoscópica transanal (TEM) têm sido êxito no tratamento de lesões iniciais do reto distal (até 6 cm para ressecção local e até 15 cm para o TEM). O procedimento é indicado para tumores móveis, estádio T1 (limitado à mucosa) ou T2 (limitado à muscular da mucosa), bem ou moderadamente diferenciado e sem invasão vascular ou linfática.
b) A ressecção do reto através de uma abordagem abdominal oferece a vantagem de remover completamente a porção do intestino que contém o câncer e o mesorreto, a qual contém os canais linfáticos que drenam o leito tumoral. O termo ressecção anterior (uma abreviação do termo mais correto proctossigmoidectomia anterior com anastomose colorretal) indica a ressecção do reto proximal ou do retossigmoide acima da reflexão peritoneal. O termo ressecção anterior baixa indica que a cirurgia envolve uma ressecção do reto abaixo da reflexão peritoneal através de uma abordagem abdominal. O cólon sigmoide quase sempre é incluído com o espécime ressecado, pois a diverticulose com frequência envolve o sigmoide, e em muitos casos o suprimento sanguíneo ao sigmoide não é adequado para manter uma anastomose, se a AMI for seccionada. Para os cânceres comprometendo a metade inferior do reto, todo o mesorreto (que contém os canais linfáticos que drenam o leito tumoral) deve ser excisado em continuidade com o reto. Esta técnica, excisão total do mesorreto, produz a ressecção completa de um pacote intacto do reto e do seu mesorreto adjacente, envolvido dentro da fáscia pélvica visceral com margens circunferenciais não envolvidas.
c) O principal fator prognóstico do câncer colorretal é o seu estágio TNM. Os tumores de cólon possuem um melhor prognóstico do que tumores de reto. A extensão local do tumor, a presença de metástases distantes, o número de linfonodos comprometidos, a invasão vascular, a presença de tumor residual, o tipo histológico e os níveis séricos do CEA são sempre considerados.
d) Os genes de supressão tumoral produzem proteínas que inibem a formação do tumor pela regulação da atividade mitótica, proporcionando um controle inibitório do ciclo celular. Ocorre formação tumoral quando estes controles inibitórios são desregulados pela mutação. O gene APC é um gene de supressão tumoral localizado no cromossomo 5q21. As mutações mais precoces na sequência adenoma-carcinoma ocorrem no gene APC.

Essa pergunta também está no material:

Coloproc Prova
91 pág.

Med Curso 2018

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "O principal fator prognóstico do câncer colorretal é o seu estágio TNM. Os tumores de cólon possuem um melhor prognóstico do que tumores de reto. A extensão local do tumor, a presença de metástases distantes, o número de linfonodos comprometidos, a invasão vascular, a presença de tumor residual, o tipo histológico e os níveis séricos do CEA são sempre considerados."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais