Logo Passei Direto
Buscar
9 – Quais os passos seguidos pelo OPT?
■Passo 1. Identificar a(s) restrição(ões) do processo (os RRCs ou os gargalos): identificar aqueles recursos cuja capacidade produtiva restringe a capacidade de todo o sistema de atender ao seu fluxo de vendas de produtos. Atenção para o fato de que é possível que a restrição esteja na própria demanda do mercado.
■Passo 2. Explorar a(s) restrição(ões) do processo: explorar as restrições significa simplesmente tirar o máximo delas. Não perder tempo algum nas máquinas gargalos, por exemplo. Usar as restrições ao máximo possível é o que este passo significa.
■Passo 3. Subordinar tudo o mais às decisões referentes às restrições: os gargalos definem o fluxo de produção e os estoques, a ocupação dos recursos não gargalos etc.
■Passo 4. Procure relaxar a restrição: significa aumentar de alguma forma a capacidade de produção do gargalo, no sentido de aumentar a capacidade de fluxo do sistema. Esse passo só deveria ser dado após a restrição ter sido explorada ao máximo, pois pode repercutir em certo aumento nas despesas operacionais (por exemplo, com subcontratação, turnos extras, compra de máquinas etc.).
■Passo 5. Se no passo 4 uma restrição foi relaxada, voltar ao passo 1 para identificar a próxima restrição do sistema.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Os passos seguidos pelo OPT (Teoria das Restrições) são: 1. Identificar a(s) restrição(ões) do processo (os RRCs ou os gargalos); 2. Explorar a(s) restrição(ões) do processo; 3. Subordinar tudo o mais às decisões referentes às restrições; 4. Procure relaxar a restrição; 5. Se no passo 4 uma restrição foi relaxada, voltar ao passo 1 para identificar a próxima restrição do sistema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1 – O que pode se dizer sobre o OPT quanto algumas particularidades?

2 – Qual o objetivo principal do OPT?

3 – Quais são os três elementos básicos do OPT?
■Fluxo (throughput): é a taxa segundo a qual o sistema gera dinheiro por meio da venda de seus produtos. Deve-se notar que fluxo se refere ao fluxo de produtos vendidos. Os produtos feitos mas não vendidos ainda são classificados como estoques.
■Estoque (inventory): quantificado pelo dinheiro que a empresa empregou nos bens que pretende vender. Refere-se ao valor apenas das matérias-primas envolvidas. Não se inclui o “valor adicionado” ou o “conteúdo do trabalho”. O tradicional “valor adicionado” pelo trabalho inclui-se nas despesas operacionais.
■Despesas operacionais (operating expenses): o dinheiro que o sistema gasta para transformar estoque em fluxo.

4 – Quais os resultados que se esperam com o OPT?

5 – Quais são as 4 áreas de consideradas pelo OPT?
Tipos de recurso
Preparação de máquinas
Tamanho de Lotes
Os efeitos das incertezas

6 – O que são recursos?
Os recursos podem aqui ser entendidos como qualquer elemento necessário à produção de um produto, como pessoas, equipamentos, dispositivos, instrumentos de medição, espaço etc.
Recurso gargalo: é aquele que provoca uma diminuição no ritmo da produção, visto que apresenta disponibilidade inferior aos demais componentes da linha;
Recurso não gargalo: é aquele que não provoca nenhuma alteração no fluxo, pois apresenta disponibilidade superior à exigida pelo fluxo.

8 – Como é o funcionamento do OPT?

10 - Quais as vantagens e desvantagens do uso do OPT?
Vantagens:
 auxiliar as empresas na redução de seus lead times e estoques
 facilita a flexibilidade do sistema produtivo de alterar seu mix de produção
 auxilia as empresas a focalizarem suas atenções em seus problemas, assim as empresas são incentivadas a não dispersar esforços e sim concentrá-los na resolução de problemas que possam comprometer o desempenho desses recursos gargalos.
 contribui para o melhor entendimento dos problemas e a busca de novas soluções.
 o esforço de implantação é menor em razão da focalização da atenção em poucos pontos considerados críticos.
 O OPT/TdR pode ser usado como um simulador da fábrica. Na verdade, o OPT/TdR trabalha com a lógica de um simulador. Perguntas do tipo “o que aconteceria se...” podem ser respondidas com mais segurança com o auxílio de uma ferramenta de simulação.
 O OPT/TdR restringe a necessidade de dados com alto nível de acuidade, já que apenas os recursos gargalos demandam dados absolutamente precisos
Desvantagens:
- OPT/TdR é um sistema computadorizado e, como tal, centraliza a tomada de decisões. Restando pouca área de manobra para os operadores.
- OPT/TdR é implantado nas empresas através de softwares “proprietários”, que não são exatamente baratos. Isso significa que a empresa que o adote estará concordando em se tornar de certa forma dependente de um fornecedor.
- A filosofia OPT/TdR depende basicamente da identificação dos recursos gargalos.
- O OPT/TdR é um sistema que demanda certo nível de habilidade analítica do programador.
- O OPT/TdR demanda que se mudem substancialmente alguns pressupostos que, por muitos anos, cristalizaram-se na maioria das fábricas ocidentais. Isso pode levantar resistências a sua adoção por parte de pessoas mais resistentes à mudança.

Mais conteúdos dessa disciplina