Buscar

(UFF) A cadeia respiratória é parte de um mecanismo funcional que devido às alterações a que está sujeito, é capaz de exercer influência sobre a v...

(UFF) A cadeia respiratória é parte de um mecanismo funcional que devido às alterações a que está sujeito, é capaz de exercer influência sobre a vida e a morte da célula e do indivíduo.
Responda às questões:
a) Onde ocorre a fase aeróbica da respiração celular?
b) No óbito por asfixia ou por envenenamento por cianeto o que acontece com a produção de ATP?
c) A inutilização dos citocromos e a falta de aceptor final conduzem a que tipos de morte?
d) Por que a falta de oxigênio leva à morte por asfixia?
e) Como podemos denominar o NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo), o FAD (flavina adenina dinucleotídeo) e o oxigênio, com relação ao hidrogênio, em função do papel que desempenham na respiração celular?

Essa pergunta também está no material:

Exercícios Metabolismo Energético
6 pág.

Biociências: Biologia Celular e Bioquímica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A fase aeróbica da respiração celular ocorre nas mitocôndrias, mais especificamente na matriz mitocondrial. b) No óbito por asfixia ou por envenenamento por cianeto, a produção de ATP é interrompida, pois a cadeia respiratória é bloqueada, impedindo a fosforilação oxidativa. c) A inutilização dos citocromos e a falta de aceptor final conduzem à morte celular por necrose. d) A falta de oxigênio leva à morte por asfixia porque o oxigênio é necessário para a produção de ATP na cadeia respiratória. Sem oxigênio, a cadeia respiratória é interrompida e a célula não consegue produzir energia suficiente para manter suas funções vitais. e) O NAD e o FAD são oxidantes, pois aceitam elétrons durante a cadeia respiratória, enquanto o oxigênio é o aceptor final de elétrons, sendo reduzido a água.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais