Buscar

QUESTÃO 47 Resposta E Habilidade: H08 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentam...

QUESTÃO 47 Resposta E Habilidade: H08 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode estar inseguro com relação às datas que caracterizam o período militar do Brasil. Durante esse período, a média de entradas era de aproximadamente 7 mil pessoas. B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa desconhece os diferentes contextos econômicos brasileiros e a forma como impactaram diretamente no número de imigrantes vindos para o país. Exemplo disso é o ciclo do ouro ocorrido em Minas Gerais a partir do século XVIII, um dos momentos de maior imigração para o Brasil. C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não reconhece a cronologia em que está inserida a União Ibérica (1580-1640), momento bastante expressivo da vinda de portugueses, conforme demonstra a tabela. D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter compreendido que o fluxo de pessoas entre os períodos de 1914 a 1918 e 1940 a 1945 não são constantes. Percebe-se pela análise da tabela que o período da Primeira Guerra Mundial significou um fluxo migratório muito mais expressivo do que da Segunda Guerra. E) CORRETA. Percebe-se que as menores taxas históricas de entrada de portugueses no Brasil correspondem às datas circunvizinhas do período da independência. Tanto Brasil quanto Portugal estavam vivenciando momentos políticos convulsionados na década de 1820 e que trouxeram questões políticas intensas para a relação dos países. A elite portuguesa desejava que o Brasil retornasse à condição de colônia, e a elite brasileira queria se desvencilhar do pacto colonial. Esse desgaste pode ser notado nas menores taxas de vindas de portugueses para o Brasil.

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode estar inseguro com relação às datas que caracterizam o período militar do Brasil. Durante esse período, a média de entradas era de aproximadamente 7 mil pessoas.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa desconhece os diferentes contextos econômicos brasileiros e a forma como impactaram diretamente no número de imigrantes vindos para o país. Exemplo disso é o ciclo do ouro ocorrido em Minas Gerais a partir do século XVIII, um dos momentos de maior imigração para o Brasil.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não reconhece a cronologia em que está inserida a União Ibérica (1580-1640), momento bastante expressivo da vinda de portugueses, conforme demonstra a tabela.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter compreendido que o fluxo de pessoas entre os períodos de 1914 a 1918 e 1940 a 1945 não são constantes. Percebe-se pela análise da tabela que o período da Primeira Guerra Mundial significou um fluxo migratório muito mais expressivo do que da Segunda Guerra.
E) CORRETA. Percebe-se que as menores taxas históricas de entrada de portugueses no Brasil correspondem às datas circunvizinhas do período da independência. Tanto Brasil quanto Portugal estavam vivenciando momentos políticos convulsionados na década de 1820 e que trouxeram questões políticas intensas para a relação dos países. A elite portuguesa desejava que o Brasil retornasse à condição de colônia, e a elite brasileira queria se desvencilhar do pacto colonial. Esse desgaste pode ser notado nas menores taxas de vindas de portugueses para o Brasil.

Essa pergunta também está no material:

RESOLUÇÃO MAIO SIMULADO SOMOS ENEM 2021 DIA 1
36 pág.

Enem Colégio ChristusColégio Christus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E. As menores taxas históricas de entrada de portugueses no Brasil correspondem às datas circunvizinhas do período da independência. Tanto Brasil quanto Portugal estavam vivenciando momentos políticos convulsionados na década de 1820 e que trouxeram questões políticas intensas para a relação dos países. A elite portuguesa desejava que o Brasil retornasse à condição de colônia, e a elite brasileira queria se desvencilhar do pacto colonial. Esse desgaste pode ser notado nas menores taxas de vindas de portugueses para o Brasil.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais