Buscar

QUESTãO 78 Resposta A A) CORRETA. A referida constituição portuguesa, promulgada em 1976, foi resultado de um movimento social e político denomin...

QUESTãO 78 Resposta A
A) CORRETA. A referida constituição portuguesa, promulgada em 1976, foi resultado de um movimento social e político denominado Revolução dos Cravos, eclodido em 1974, do qual resultou a destituição de Antônio de Oliveira Salazar do poder. No ano seguinte, novas eleições ocorreram em Portugal, com a vitória do Partido Socialista. Em 1976, fruto de uma Assembleia Constituinte, foi aprovada uma nova Constituição, a qual previa a restituição de “direitos e liberdades fundamentais” aos cidadãos portugueses, o que demonstra a sua contribuição para o processo de transição democrática.

B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa associa o fim do regime ditatorial em Portugal a um processo de isolamento do país em relação à Europa. Contudo, a transição destacada no texto foi uma transição democrática, que contribuiu para uma reaproximação do país em relação às outras nações europeias.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa associa a defesa de uma sociedade socialista pela Constituição Portuguesa de 1976 com a manutenção do ideário político corporativista, o qual defende a divisão da sociedade em corporações de acordo as profissões dos indivíduos para o fortalecimento do Estado. Entretanto, o corporativismo foi uma ideologia política presente no regime salazarista português, bem como em outras ditaduras do século XX, tendo sido abandonada na transição para um regime democrático. Ademais, o socialismo é uma ideologia que não preza pelo corporativismo.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa conclui que o movimento político e social em Portugal, a partir do qual as camadas populares se reuniram para elaborar um novo dispositivo legal que representasse os seus interesses, teria implicado na retirada da aristocracia dos centros de decisão pública. Entretanto, além de o excerto não abordar essa questão, a Constituição elaborada em 1976 não previa a retirada desse segmento da vida política, mas sim a destituição dos integrantes do alto escalão do governo salazarista. Ademais, a aristocracia portuguesa já havia perdido espaço na política com a instauração da República (1910).
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa entende que a participação da organização “Movimento das Forças Armadas” na Revolução que derrubou o regime ditatorial em Portugal implicou suposta institucionalização das entidades paramilitares salazaristas, o que não ocorreu, tendo em vista que a Revolução de 1974 resultou na saída de Antônio Oliveira Salazar do poder e no enfraquecimento das organizações a seu favor.

Essa pergunta também está no material:

Resolução dia 01 - somos 05_2022 (4)
32 pág.

Linguagens Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Essa não é uma pergunta, mas sim uma resposta a uma questão. Se você tiver alguma dúvida sobre o conteúdo da resposta, por favor, faça uma nova pergunta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina