Buscar

QUESTãO 88 Resposta B A) INCORRETA. No sistema acumulação flexível, que reflete o estágio mais recente do processo de globalização, se desenvolve...

QUESTãO 88 Resposta B
A) INCORRETA. No sistema acumulação flexível, que reflete o estágio mais recente do processo de globalização, se desenvolve e se consolida por meio da exploração de fatores locacionais presentes nas economias periféricas, como a disponibilidade de mão de obra com menor remuneração e políticas de incentivo à entrada do capital estrangeiro, que contribuem para a manutenção, aprofundamento do quadro de dependência econômica, e não elevando os países periféricos à posição de liderança ou forças hegemônicas da economia global.
B) CORRETA. A acumulação flexível, como apontado no texto, está apoiada no desenvolvimento tecnológico absorvida pelos processos produtivos e nas redes geográficas, como informação e transporte. Dessa forma, o regime para efetivar os ganhos de produtividade promove a redução de postos de trabalhos pela automação de etapas da produção e maiores exigências em relação à qualificação dos trabalhadores envolvidos. Dessa forma, observa-se uma tendência à terciarização das economias, uma vez que a população economicamente ativa se direciona ao setor de serviços e comércio.
C) INCORRETA. As redes geográficas constituem um conjunto amplo de relações estabelecidas entre diferentes locais e atividades, envolvendo a circulação de fluxo comerciais, financeiros e informacionais. Uma vez estando associado ao processo de globalização, a acumulação flexível é produto e se consolida graças ao desenvolvimento do meio técnico-científico-informacional que garante a expansão das redes geográficas. Dessa forma, as mudanças mencionadas no texto são resultado de uma desarticulação logística, muito embora isso por si só não explique a problemática de desemprego estrutural apresentada pelo texto.
D) INCORRETA. As empresas transnacionais são agentes importantes na estruturação da acumulação flexível, uma vez que atuam no sentido de fragmentar os seus respectivos processos produtivos em diferentes localidades, dinamizando a sua organização por meio do desenvolvimento tecnológico e reduzindo a centralização característica do modelo anterior – o fordismo.
E) INCORRETA. A acumulação flexível, mesmo ampliando e promovendo novos arranjos nos processos produtivos globais, está associado à lógica capitalista e, por isso, não rompe com a divisão internacional do trabalho e as desigualdades socioeconômicas em nível global, uma vez que a inserção das economias nesse modelo depende de níveis de desenvolvimento econômico e tecnológico.

Resposta B
Resposta A
Resposta C
Resposta D
Resposta E

Essa pergunta também está no material:

Resolução dia 01 - somos 05_2022 (4)
32 pág.

Linguagens Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. A acumulação flexível está apoiada no desenvolvimento tecnológico absorvido pelos processos produtivos e nas redes geográficas, como informação e transporte. Dessa forma, o regime para efetivar os ganhos de produtividade promove a redução de postos de trabalhos pela automação de etapas da produção e maiores exigências em relação à qualificação dos trabalhadores envolvidos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando